Todo mundo que acessou a internet algum dia já ouviu falar do famoso grupo de hackers Anonymous, que é responsável por grandes vazamentos de dados de empresas, órgãos governamentais e políticos de todo o mundo.

No entanto, você sabe como o grupo surgiu e qual seu verdadeiro objetivo? A pergunta pode ser meio difícil de ser respondida, afinal, hackers não saem contanto sua história e maneira de agir por aí.

De onde surgiu o Anonymous? Relembre 6 ações do grupo de hackers. Imagem: oneinchpunch/Shutterstock

O coletivo teve início em um fórum on-line chamado 4Chan em 2003 e se autodenominou “Anonymous” devido ao anonimato entre os usuários que utilizavam a plataforma. Atualmente, eles estão presentes em todo o mundo, como uma rede internacional organizada.

Com o passar do tempo e as ações realizadas pelo Anonymous, eles começaram a ser associados ao termo “hacktivista”, uma mistura das palavras “hacker” e ativista”. E seu verdadeiro objetivo, ou pelo menos o que é mais divulgado, é garantir a liberdade de expressão e informação.

publicidade

Atualmente, o grupo é identificado pela máscara do personagem V, do filme V de Vingança, que é inspirado no soldado inglês Guy Fawkes, que foi morto por participar da Conspiração da Pólvora contra o Rei Jaime I, no início do século XXVII na Inglaterra.

Quais as principais ‘batalhas’ do Anonymous?

  • George Floyd

O grupo se pronunciou sobre a morte do cidadão negro que foi sufocado até a morte por um policial branco nos Estados Unidos, em maio de 2020. O assassinado gerou grande revolta e deu ainda mais força ao movimento “Black Lives Matter”.

À época, o coletivo de hackers prometeu divulgar outros crimes do tipo que precisam ser responsabilizados. Também no mesmo período e corroborando com o movimento, Tim Walz, governador do estado de Minnesota, onde ocorreu o crime que tirou a vida de Floyd, confirmou em entrevista que os computadores do governo foram invadidos.

  • Pedofilia

O Anonymous assumiu a autoria da campanha “Operação Darjnet”, que denunciou o endereço IP de 190 internautas acusados pelo grupo de estarem ligados à pedofilia na internet.

  • Donald Trump e Jair Bolsonaro.

Em março de 2020, o grupo apontou que teria provas que Jeffrey Epstein foi assassinado para encobrir uma denúncia de tráfico e estupro de menores. Os hackers afirmaram que o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tinha envolvimento com o caso.

Na mesma postagem, o Anonymous afirmou que presidente do Brasil, Jair Bolsonaro (sem partido), deveria ser investigado por ter envolvimento com o “traficante e estuprador de crianças John Casablancas, um associado próximo de Trump, que atuou como elo para os negócios no Brasil sob algum cargo obscuro e indefinido”.

Leia também!

Alguns meses depois, o grupo de hacktivistas utilizou as redes sociais para divulgar informações pessoais de Jair Bolsonaro e seus filhos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), o senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) e o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), além de informações do ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, e da ministra da Família, Damares Alves.

  • Elon Musk

Uma pessoa que diz representar o coletivo divulgou um vídeo em que acusa Elon Musk, dono da Tesla, de ter liquidado sonhos e destruído vidas ao fazer tuítes sobre criptomoedas que, segundo ele, manipulam o mercado.

O Anonymous também assumiu a autoria de diversos outros ataques e muito se discute sobre qual a verdadeira ideologia política dos hackers, mas isso nunca foi divulgado e suas páginas (muitas criadas por admiradores) espalhadas por todo o mundo, se dividem entre o movimento de direita e o de esquerda.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!