O mais recente membro do The Giving Pledge é o fundador e CEO do Nubank, David Vélez. O executivo e sua esposa, Mariel Reyes, anunciaram que vão criar uma fundação focada em melhorar as oportunidades para crianças e jovens desfavorecidos no Brasil e na América Latina.

Mas você sabe o que é o The Giving Pledge?

O grupo chamado de ‘The Giving Pledge’ (ou ‘A Promessa’, em livre tradução) é uma iniciativa formada pelas pessoas e famílias mais ricas do mundo e promete resolver alguns dos problemas mais urgentes da sociedade global.

publicidade

O grupo foi fundado em 2010 por Bill Gates, Melinda French e Warren Buffett após diversas conversas com filantropos de todo o mundo. O principal intuito do The Giving Pledge é fazer com que bilionários do mundo revertam a maior parte de sua fortuna para a filantropia.

“Trata-se de desenvolver uma tradição maravilhosa de filantropia que, em última análise, ajudará o mundo a se tornar um lugar muito melhor”, explica o fundador Bill Gates.

publicidade
Bill Gates, Melinda French e Warren Buffett
Bill Gates, Melinda French e Warren Buffett fundam organização de bilionários focada na filantropia. Imagem: The Giving Pledge

Entre as principais ações do grupo, é possível listar: redução da pobreza, ajuda a refugiados, ajuda em desastres, saúde global, educação, capacitação de mulheres e meninas, pesquisa médica, reforma da justiça criminal, sustentabilidade ambiental, e artes e cultura.

Atualmente, o Giving Pledge inclui mais de 200 pessoas com idades entre 30 e 90 anos, que representam 27 países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Brasil, Canadá, China (considerando também Taiwan e Hong Kong), Chipre, Colômbia, Coreia do Sul, Emirados Árabes Unidos, Eslovênia, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Israel, Malásia, Mônaco, Noruega, Peru, Portugal, Reino Unido, Rússia, Suíça, Tanzânia, Turquia e Ucrânia.

publicidade

Os membros do The Giving Pledge se comprometem publicamente a doar a maior parte de sua fortuna para a filantropia e, segundo a organização, isso pode ser feito por meio de instituições de caridade, fundações e organizações sem fins lucrativos tradicionais, incluindo suas próprias fundações ou veículos filantrópicos; além de ser possível por meio de Fundos Aconselhados por Doadores (DAFs); por meio de filantropia colaborativa ou cofinanciamento, ou por meio de outros veículos focados em ações sociais.

Anualmente, os bilionários que assumem o compromisso da filantropia são convidados a se reunir para compartilhar ideias e ouvir especialistas sobre as diversas necessidades da sociedade.

publicidade

No decorrer do ano, ocorrem outros encontros voltados à aprendizagem e ao aprofundamento de temas específicos.

Leia também!

Além de Vélez e dos fundadores da iniciativa, o Giving Pledge também conta com a participação de outros bilionários famosos, como Elon Musk – CEO da Tesla e SpaceX; Mark Zuckerberg – fundador e CEO do Facebook – e a esposa Priscilla Chan; Vladimir Potanin – o homem mais rico da Rússia; Brian Armstrong – CEO da Coinbase; Paul Allen – fundador da Microsoft – e muitos outros.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!