Pesquisadores da Universidade de Bonn, localizado na Alemanha, identificaram um programa genético até então desconhecido na mosca da fruta. O material genético envolvido controla o desenvolvimento dos neurônios ao mesmo tempo que os protege da degeneração.

O cérebro de uma mosca da fruta consiste em cerca de 100.000 neurônios, sendo que há quase um milhão de vezes mais neurônios no cérebro humano. Ademais, outras diferenças entre os dois órgãos pensantes também são consideráveis .

O estudo investigou a função que determinado material genético da mosca da fruta desempenha no desenvolvimento de seu cérebro. A descoberta foi feita pelo autor principal do estudo, Dr. Azadeh Izadifar, um estudante de pós-doutorado no grupo de trabalho de Schmucker. Ela conseguiu mostrar que o WNK é necessário para conectar os neurônios durante o desenvolvimento do sistema nervoso.

Por exemplo, se o gene não estiver presente devido a uma mutação induzida experimentalmente, a ramificação dos axônios não ocorre. Esses axônios são ramificações celulares semelhantes a cabos que transmitem sinais elétricos a outros neurônios. Eles geralmente estão conectados a muitas células receptoras diferentes por meio de sinapses. “Sem a proteína WNK, ramos axonais funcionais estão amplamente ausentes”, enfatiza Izadifar.

Em animais adultos, no entanto, WNK parece proteger os axônios existentes. Se o material genético é desligado, os ramos degeneram. Isso ocorre porque o gene parece fazer parte de uma rede regulatória que controla tanto a formação durante o desenvolvimento quanto a degeneração das conexões neuronais em animais adultos.

Além disso, o gene contém o projeto do que é conhecido como quinase. Isso se refere a uma enzima que “cola” certos componentes químicos a outras proteínas, controlando assim sua atividade. A quinase WNK regula e suporta um fator chamado NMNAT, que protege os neurônios. Ao mesmo tempo, ele inibe pelo menos duas outras proteínas chamadas Sarm e Axed. Sabe-se que ambos desempenham um papel importante na neurodegeneração ativa dos axônios.

Fonte: Medical Xpress