O Facebook em parceira com empresas de comunicação africanas vai incluir mais quatro países do continente no maior cabo submarino do mundo. Com as novas adições, o cabo passa a unir 26 países em 35 conexões.

A rota agora deve incluir Angola, Ilhas Seychelles, Comores além de ganhar mais uma conexão com a Nigéria. Recentemente também foi anunciado que o cabo vai passar pelas ilhas Canárias.

Chamado de 2Africa, o cabo é um projeto do Facebook com as empresas sul-africanas MTN, GlobalConnect e com as fornecedores de infraestrutura de internet, WIOCC, China Mobile International, Orange, pela saudita stc, Telecom Egypt e Vodafone.

Maior cabo submarino do mundo

O objetivo é que as operações comecem em 2023, o maior cabo submarino do mundo deve se ligar também com o Oriente Médio e a Europa. “A maior parte da pesquisa da rota do cabo submarino de atividade está completa. A ASN começou a fabricar o cabo e repetidores em fábricas em Calais e Greenwich para a instalação dos primeiros segmentos em 2022”, diz o comunicado divulgado pelo projeto.

publicidade

Esse não é o único projeto desse tipo do Facebook. Além do maior cabo submarino do mundo, a rede social desenvolve junto com o Google um plano de cabos para ligar a a América do Norte com o sudeste da Ásia. A ideia é aumentar a velocidade do tráfego de internet entre as duas regiões.

Leia mais:

“Chamados de Echo e Bifrost, esses serão os dois primeiros cabos submarinos a passar por uma nova rota diversificada cruzando o Mar de Java e aumentarão a capacidade submarina geral no transpacífico em cerca de 70%”, afirmou o vice-presidente de Investimentos da rede social, Kevin Salvadori, à Reuters.

Lembrando que o Google e o Facebook já estiveram envolvidos em um programa para ligar os EUA e Hong Kong via cabo submarino. Mas, em setembro do ano passado, o Governo dos Estados Unidos pediu o cancelamento do projeto por questões de “segurança nacional”. Após uma batalha judicial, as empresas acabaram cedendo e cancelaram os cabos. Agora a parceria foi retomada, mas para outro país.

Para conhecer mais sobre o funcionamento e importância dos cabos submarinos, confira o especial preparado pelo Olhar Digital.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!