A eleição de celebridades não é exatamente uma novidade para os moradores da Califórnia, nos Estados Unidos. O estado já teve ninguém mais, ninguém menos que o astro Arnold Schwarzenegger no comando do cargo mais alto do território. Mesmo assim, as pesquisas para a próxima disputa não deixam de apresentar um resultado surpreendente: o youtuber milionário Kevin Paffrath, de 29 anos, tem chances reais de ocupar o cargo de governador.
O homem, que também é incorporador imobiliário, fez fortuna na plataforma de vídeos e pode ocupar o cargo em uma eventual queda do atual mandatário, Gavin Newsom. Em 14 de setembro vai acontecer uma eleição de revogação, que pode tirar Newsom do cargo. Caso ele deixe a posição, Paffrath é o favorito para ocupar a cadeira. Ambos são do partido democrata.
Youtuber como governador
Há ainda mais semelhanças entre a disputa do youtuber e a de Arnold Schwarzenegger: o ator foi eleito nos mesmo moldes, após o governador da Califórnia na época ser deposto do cargo. Apesar disso, nessa ocasião, Newsom ainda aparece com uma ligeira vantagem para permanecer com sua atual posição.
Leia mais:
- China inicia ofensiva contra suas próprias versões de WhatsApp e Twitter
- Após ser preso, Roberto Jefferson tem conta apagada no Twitter
- Twitter admite racismo e sexismo em ferramenta de imagem
Apesar da colocação de Paffrath nas pesquisas, o partido Democrata ainda não decidiu se vai apoiar o youtuber na disputa para governador da Califórnia como um plano B caso Newsom caia. Os eleitores devem votar se aceitam ou não a retirada do atual mandatário, e devem ainda assinalar quem desejam como substituto.
Em caso de saída do governador atual, o novo ocupante da cadeira vai ser o candidato mais votado entre as opções inscritas. O modelo facilita a eleição de candidatos de fora do ramo político. O partido democrata orienta que seus eleitores votem contra a saída do governador e pulem a pergunta sobre o substituto.
A medida, no entanto, é considerada arriscada por Paffrath, que afirma que isso pode eleger um candidato republicano em um estado com a população majoritariamente democrata. Em uma pesquisa feita no início de agosto pela Survey USA, Paffrath teve o maior número de votos na área favorável a troca, com 27%. Os próximos seis candidatos são todos republicanos, incluindo o apresentador de talk show conservador Larry Elder e a estrela de reality show e ex-atleta olímpica Caitlyn Jenner.
“Achamos que nas últimas duas semanas desta campanha, se o recall parecer cada vez mais provável, o Partido Democrata será forçado a escolher um candidato de reserva”, disse Paffrath. “Considerando que somos o número 1 nas pesquisas, esperamos que sejamos nós”, completou.
De qualquer forma, a votação vai ocorrer no próximo dia 14 de setembro e, em caso de queda de Newsom, o YouTube pode surgir como favorito para assumir o cargo de governador da Califórnia.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!