Um satélite de observação da Airbus foi enviado ao espaço a bordo de um foguete Vega, lançado pela Agência Espacial Europeia (ESA) a partir de sua base localizada na Guiana Francesa, às 22h47 de ontem (16). Junto dele, quatro mini satélites CubeSat também foram entregues. A viagem toda durou algo em torno de duas horas, e os satélites já estão em posição.
Foi o segundo lançamento de um foguete Vega, veículo de escolha da ESA para competir com o mercado crescente de provedores comerciais de lançamentos espaciais — sobretudo, a SpaceX de Elon Musk. O satélite é o segundo do seu tipo: o primeiro foi colocado no espaço em Abril, também com um Vega.
Leia também
- Satélite Solar da ESA faz imagens incríveis de um dia em Vênus; confira
- Sonda BepiColombo tira selfie em Vênus durante seu trajeto para Mercúrio
- Clarões ecoando por trás de buraco negro confirmam teoria de Einstein

O projeto, intitulado “Pleiades Neo”, prevê o posicionamento de quatro satélites de observação da Terra, com o objetivo de ajudar com monitoramento ativo as autoridades civis e militares que atuam no alívio e contenção de desastres, como terremotos, erupções vulcânicas e afins.
Os outros satélites — os pequenos CubeSats — são, respectivamente, da própria ESA (três deles têm o propósito de demonstração tecnológica e científica) e da startup francesa Unseen Labs, especializada no monitoramento de atividades marítimas.
Os foguetes Vega são desenvolvidos e operados pela Arianespace, e o lançamento de segunda-feira corresponde ao 19º desde a estreia da linha, em 2012. Este e o lançamento de abril estão ajudando a empresa a recuperar seu prestígio após novembro de 2020, quando um de seus foguetes falhou logo após o lançamento, se desintegrando por completo.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!