Satélite da Airbus vai ao espaço a bordo de um foguete Vega

Por Rafael Arbulu, editado por Rafael Rigues 17/08/2021 13h23, atualizada em 18/08/2021 11h05
Imagem mostra momento de decolagem de um foguete Vega, a serviço da ESA
Imagem: Diorama/YouTube/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um satélite de observação da Airbus foi enviado ao espaço a bordo de um foguete Vega, lançado pela Agência Espacial Europeia (ESA) a partir de sua base localizada na Guiana Francesa, às 22h47 de ontem (16). Junto dele, quatro mini satélites CubeSat também foram entregues. A viagem toda durou algo em torno de duas horas, e os satélites já estão em posição.

Foi o segundo lançamento de um foguete Vega, veículo de escolha da ESA para competir com o mercado crescente de provedores comerciais de lançamentos espaciais — sobretudo, a SpaceX de Elon Musk. O satélite é o segundo do seu tipo: o primeiro foi colocado no espaço em Abril, também com um Vega.

Leia também

Imagem mostra um foguete Vega, que recentemente levou um satélite da Airbus ao espaço
O foguete Vega, produzido pela Arianespace para a ESA, decolou recentemente para posicionar um satélite de observação da Airbus. Imagem: ESA_Events/Divulgação

O projeto, intitulado “Pleiades Neo”, prevê o posicionamento de quatro satélites de observação da Terra, com o objetivo de ajudar com monitoramento ativo as autoridades civis e militares que atuam no alívio e contenção de desastres, como terremotos, erupções vulcânicas e afins.

Os outros satélites — os pequenos CubeSats — são, respectivamente, da própria ESA (três deles têm o propósito de demonstração tecnológica e científica) e da startup francesa Unseen Labs, especializada no monitoramento de atividades marítimas.

Os foguetes Vega são desenvolvidos e operados pela Arianespace, e o lançamento de segunda-feira corresponde ao 19º desde a estreia da linha, em 2012. Este e o lançamento de abril estão ajudando a empresa a recuperar seu prestígio após novembro de 2020, quando um de seus foguetes falhou logo após o lançamento, se desintegrando por completo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Jornalista formado pela Universidade Paulista, Rafael é especializado em tecnologia, cultura pop, além de cobrir a editoria de Ciências e Espaço no Olhar Digital. Em experiências passadas, começou como repórter e editor de games em diversas publicações do meio, e também já cobriu agenda de cidades, cotidiano e esportes.

Redator(a)

Rafael Rigues é redator(a) no Olhar Digital