A Boston Dynamics publicou nesta terça-feira (17/8) novos vídeos demonstrando as habilidades do Atlas: um robô bípede capaz de realizar saltos e piruetas com perfeição. A publicação inclui explicações dos engenheiros responsáveis pelo projeto, além de uma apresentação do protótipo realizando movimentos de parkour.

De acordo com a Boston Dynamics, o Atlas é essencialmente um projeto de pesquisa, uma máquina de ponta que ajudará sua equipe de engenharia a trabalhar em melhores sistemas de controle e percepção de movimentos.

publicidade

“Em aspectos práticos, o Atlas é uma plataforma de pesquisa e desenvolvimento”, explica Benjamin Stephens, líder de controle da Atlas, no vídeo. Ainda de acordo com o engenheiro, o objetivo do robô é o mapeamento de movimentos para a criação de rotinas específicas aos robôs que, a partir da assimilação de um sistema de inteligência artificial, passarão a serem capazes a superar os mais diversos obstáculos sem dificuldades.

Robô responde a movimentos programados

De acordo com os engenheiros da Boston Dynamics, os movimentos do Atlas dependem de uma programação para serem executados. “Não é o robô que decide fazer o parkour magicamente, é uma espécie de rotina coreografada, como um vídeo de skate ou de parkour”, comenta Stephens.

Boston Dynamics divulga novos vídeos em que robô Atlas aparece fazendo movimento de parkour. Divulgação: Boston Dynamics
Atualização traz movimentos precisos que permitem ao robô se pendurar e fazer escaladas. Divulgação: Boston Dynamics

Além dos vídeos, uma publicação no site oficial da empresa explica um pouco da evolução do Atlas ao longo dos anos. De acordo com os seus criadores, em suas primeiras versões, o robô era essencialmente cego e dependia inteiramente dos comandos programados para se movimentar. Esta nova versão, no entanto, depende mais de sua própria percepção para navegar, o que significa que está menos pré-programado que antes.

Leia mais:

“Neta interação do parkour, o robô está adaptando comportamentos em seu repertório com base no que vê”, explica a publicação. Na prática, isto significa que a Boston Dynamics planeja que a independência dos seus robôs aconteça em breve.

Robô executa saltos perfeitos

Em comparação com os vídeos anteriores da Boston Dynamics, a nova aparição do Atlas é impressionante. O robô consegue executar saltos em plataformas estreitas sem perder o equilíbrio, além de realizar escaladas sem dificuldades.

A Boston Dynamics também é conhecida pela criação do Spot – um robô quadrúpede que lembra um cachorro. Ele foi desenvolvido para acompanhar humanos em tarefas manuais, sendo capaz de carregar peso e até mesmo abrir portas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!