Cabul, Afeganistão, 2021; Saigon, Vietnã, 1975: duas ocasiões em que os americanos tiveram que evacuar a si e a seus aliados de uma cidade invadida por forças hostis, após uma guerra da qual basicamente desistiram por cansaço. A ligação não é só simbólica: ao menos um dos helicópteros usados na fuga de Cabul parece ter também sido usado na de Saigon.

“Não confie em nenhum helicóptero com menos de 30”. Essa é uma das formas carinhosas como seus usuários se referiam ao Phrog – “rã” escrito errado, por causa de seu aspecto. O icônico CH-46 Sea Knight foi introduzido em 1964 para a Marinha e os Marines, um helicóptero planejado para atuar de navios.

publicidade

Não confunda com o Chinook. O segundo, também famoso por filmes do Vietnã, é o CH-47, uma versão esticada (16 m de comprimento de fuselagem vs. 13,67 m do Sea Knight), baseada em terra e ainda em uso.

Os Sea Knights foram retirados de combate em 2014, pela Marinha, e 2015, pelos Marines, numa carreira de mais de 50 anos. Mas continuam a ser usados pelo Departamento de Estado dos EUA, o que leva a nossa história.

publicidade

Veterano de duas guerras

A cena de helicópteros idênticos ao da evacuação de Saigon atuando em Cabul foi naturalmente notada:

Mas uma pessoa, o historiador da Guerra Fria que opera o canal Whatismoo, se apegou a um detalhe que se revelou crucial: um dos Sea Knights vistos em Cabul, com o prefixo N38TU, tem um Bureau Number (BuNo) 154038.

publicidade

Esse número indica uma compra e é mantido até a aposentadoria do equipamento. Pois bem: em 1975, um CH-46, fotografado no porta-aviões USS Hancock na evacuação de Saigon, tem esse exato mesmo BuNo.

Uma pesquisa nossa agora: o histórico do N38TU extraído dos arquivos militares indica que deu entrada em dezembro de 1967 e fez parte do HMM-165, um esquadrão de helicópteros médio dos Marines. Um grupo que foi fundamental na fuga de Saigon.

publicidade

Portanto, sim: tudo indica que ao menos um dos helicópteros usados em 15 de agosto de 2021 na evacuação de Cabul também esteve presente na evacuação de Saigon em 30 de abril de 1975. Se realmente saiu do porta-aviões e foi usado, não é tão certo, mas foi flagrado na operação. É um aparelho que, em sua carreira de 53 anos, viu mais que seus operadores.

Leia Mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!