China revelou recentemente um novo drone para combate e também um novo arsenal bélico potente e tecnológico, mas desta vez o que chama atenção é um helicóptero militar com design bastante peculiar. Apelidado de “Super Grande Tubarão Branco” pela mídia chinesa, a aeronave parece mais um OVNI de um filme de ficção científica dos anos 50, do que uma tecnologia moderna do século 21. Segundo o governo chinês, o “helicóptero armado” foi desenhado para “futuro campo de batalha da informação digital”. O protótipo foi exibido na semana passada durante a Exposição de Helicópteros da China, em Tianjin.

Reprodução

O “Super Grande Tubarão Branco” tem 7,6 metros de comprimento, quase três metros de altura e uma cabine com espaço para suas pessoas. Desenhos esquemáticos mostram que sua carapaça externa cobre rotores e motores, o que provavelmente daria capacidade de discrição. Afinal, qualquer ângulo agudo seria coberto, dificultando a detecção por radares.

Em 1950, a companhia canadense A.V. Roe (Avro) Aircraft desenvolveu um equipamento parecido, que eventualmente foi construído e testado por militares americanos. Os testes de voo mostram que o VZ-9 Avrocar ficava mais instável conforme subia a mais de um metro do chão, além disso, os testes mostraram que poderia atingir apenas 56 km/h – devagar demais para um veículo de combate.

publicidade

Via: CNN