A SpaceX pode começar a aplicar na Starship, a sua nave orbital, o que chamamos de “testes essenciais de conceito” já em 19 de agosto. Tratam-se de avaliações para colocar à prova as funções mais essenciais da espaçonave da empresa.

Segundo o Teslarati, a Starship foi reposicionada na plataforma B de lançamento, devidamente verticalizada. Citando um tuíte da colaboradora Mary “BocaChica Gal”, que mora ao lado das instalações da SpaceX no Texas, o site mostra um vídeo com o veículo espacial já na vertical.

publicidade

Leia também

A SpaceX vem movendo a Starship e o seu foguete propulsor, o Super Heavy, bastante nos últimos dias: do começo de agosto até aqui, o conjunto foi exibido na base, retirado da base e agora aparentemente volta para a base, por motivos dos mais variados: ensaios fotográficos para o Flickr oficial da empresa, acoplagem e remoção dos motores Raptor e troca de ladrilhos que formam o escudo térmico que a protege contra temperaturas extremas, para citar algumas.

publicidade

Agora, porém, documentos relacionados a pedidos de interrupção de vias enviados ao governo do Texas pela SpaceX indicam que os dois testes mais cruciais — disparo estático (quando a ignição do foguete é acionada, mas sem aceleração para ele ficar no lugar) e avaliações de resistência criogênica (contra o frio extremo) podem começar já na próxima quinta-feira (18). A papelada foi entregue pela SpaceX ao final da última semana e faz referência à data de quinta-feira (19), com horários entre 19h e 1h.

Datas secundárias, para o caso da primeira sugestão não dar certo, indicam testes entre 8h e 14h do dia 20, sexta-feira.

publicidade

Evidentemente, a SpaceX não comentou as informações, então é bom tratá-las como um rumor por enquanto. 

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!