Apple Watch ‘liga para emergência’ e salva policial nos Estados Unidos

Edson Kaique Lima23/08/2021 16h20, atualizada em 05/04/2022 16h50
Homem com Apple Watch e iPhone aberto
Shutterstcok
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Um Apple Watch foi essencial no resgate de uma policial do condado de Benton, no Missouri, Chasady Botteron, que sofreu um acidente de carro. Isso aconteceu porque o recurso de detecção de queda do dispositivo foi acionado depois que a delegada sofreu um mal súbito, saiu da estrada e bateu forte contra uma cerca enquanto fazia o trajeto de volta do trabalho para casa.

A colisão aconteceu em 10 de agosto e, aparentemente, foi bastante poderosa, já que acionou o recurso de detecção de queda no Apple Watch de Botteron, o que gerou um alerta às autoridades sobre a situação. Em entrevista para a rede de TV local KY3, a delegada disse que não se lembra do momento do acidente e nem de ter saído da rodovia.

Botteron disse que só lembra de ter entrado na estrada e sentido uma forte dor no pescoço, em seguida, ela se lembra de ter acordado rodeada por muitas pessoas, que faziam muito barulho. A policial foi retirada do local de helicóptero por conta de uma possível lesão na coluna, que acabou não se confirmando. Agora, Chasady Botteron está se recuperando dos ferimentos.

Como funciona a detecção de quedas?

O recurso de detecção de quedas foi introduzido no Apple Watch Series 4, lançado em 2018, e faz parte do pacote de monitoramento biométrico, que faz a cobertura da saúde cardíaca, níveis de oxigenação do sangue, mobilidade e condicionamento físico. O recurso funciona com sensores no dispositivo para detectar uma queda brusca ou um forte impacto.

Tela do detector de quedas do Apple Watch
Quando uma queda é detectada, o smartawatch vibra e apita alto, caso o usuário não intervenha, ele liga para a emergência. Crédito: Apple/Divulgação

Quando uma queda é detectada, o dispositivo vibra e o usuário é questionado se precisa ou não de assistência de emergência. Se o Apple Watch detecta que o usuário está imóvel por cerca de um minuto, é iniciada uma contagem regressiva de 30 segundos, enquanto vibra mais intensamente e soa um alarme cada vez mais alto, o usuário não intervém, o dispositivo aciona os serviços de emergência.

Leia mais:

Durante o acionamento dos serviços de emergência, é reproduzida uma mensagem pré-gravada com as informações de localização. Desde que foi introduzido, o recurso é creditado por ter salvo algumas vidas. O foco da Apple ao introduzir a detecção de quedas foram os idosos, porém, o smartwatch já foi responsável por salvar a vida de alguns jovens.

Via: Apple Insider

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Edson Kaique Lima é redator(a) no Olhar Digital