Google e Abraji fazem parceria para ajudar jornalismo investigativo

Lucas Soares24/08/2021 20h38
pessoa no computador
abraji google
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Google selou uma parceira com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) para a liberação de conteúdo em texto e áudio. A intenção é incentivar o uso de plataformas de jornalismo investigativo. O anúncio foi feito na última segunda-feira (23), durante 16ª edição do Congresso da Abraji.

Mensalmente vão ser divulgados dois grandes relatórios com informações e documentos de interesse público. O conteúdo vai ser disponibilizado via Google Drive e a pesquisa em cima dos dados vai poder ser feita com a ferramenta Pinpoint.

Atualmente, o Pinpoint faz parte do Journalist Studio, um ecossistema de notícias para ajudar jornalistas. Ambos os programas chegaram ao Brasil no fim de 2020 e agora integram a parceria entre o Google e a Abraji.

O Pinpoint é voltado para facilitar a vida dos jornalistas de dados e faz uma triagem automática dos conteúdos. A ferramenta ainda inicia a marcação inteligente de referências para buscas rápidas e pode fazer isso mesmo a partir da transcrição de gravações.

Google e Abraji

“O diferencial do Pinpoint é que ele usa o mesmo motor de inteligência artificial da busca do Google pra identificar automaticamente as pessoas, os locais e até as empresas mencionadas nos documentos e nos áudios. Ou seja, você vai poder cruzar e encontrar numa fração de segundo todas essas informações, em centenas ou milhares de arquivos ao mesmo tempo”, explicou Marco Túlio, Marco Túlio Pires, diretor do Google News Lab no Brasil.

Leia mais!

“Queremos ao mesmo tempo facilitar o acesso a essas informações e também permitir que as pessoas possam usar todas as grandes funcionalidades do Pinpoint, como pesquisar rapidamente e facilmente em milhares de documentos por entidades como pessoas, empresas/organizações e localizações. Sem dúvida isso poderá ajudar muitos jornalistas brasileiros”, disse Reinaldo Chaves, coordenador de projetos na Abraji.

A parceria com a Abraji é mais um movimento do Google News Initiative (GNI) no Brasil, que já investe em outros seguimentos do jornalismo no país. Em breve o material deve ser disponibilizado.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.