A Kia Motors, montadora sul-coreana parte do Grupo Hyundai, anunciou a chegada da quarta geração de minivans de luxo da empresa, o Kia Carnival. Inspirada nos SUVs, a fabricante direciona o “Grande Veículo Utilitário (GUV)” para famílias, com espaço para oito pessoas e a maior autonomia de carga da categoria.

A nova Carnival chegará ao mercado com um motor Lambda III MPi V6 3,5, com 272 cavalos de potência. O veículo apresentará câmbio automático de oito marchas, e sistema integrado de gerenciamento térmico (ITM) para controle da temperatura de operação do motor. No Brasil, o veículo rodará com rodas aro 19″.

Visão interna do SUV mostram oito bancos
Minivan de luxo possui capacidade máxima para quase 3 mil litros de bagagem. (Imagem: Divulgação/Kia Motors)

A Kia alega que a Carnival é uma “evolução” dos designs anteriores da empresa, já que apresenta distância entre eixos 30 mm mais longa e 10 mm mais larga — e consequentemente, maior espaço interno. Só para carregamento atrás da terceira fila, o automóvel possui 627 litros disponíveis de carga. Usando apenas a primeira fileira de assentos, a capacidade salta para até 2.905 litros.

Painel digital do Kia Carnival mostrando controle de bordo e velocidade
Painel digitalizado do Carnival oferece experiência panorâmica conjunta com sistema automobilístico. (Imagem: Divulgação/Kia Motors)

A evolução também está presente nos painéis de direção, de tela panorâmica, com tela dupla de 12,3 polegadas e controles por toque, integrando controles de bordo com tecnologias de entretenimento. A interface sincroniza, via Bluetooth, com até dois smartphones e possui compatibilidade com sistemas de automóveis Android Auto e Apple CarPlay.

publicidade

Leia mais:

Estabilidade e conforto são o foco da Kia Carnival

Considerando o foco familiar, a Kia investiu no aspecto de conforto de pilotagem da Carnival. O novo sistema de suspensão totalmente independente recebeu ajustes para atenuar os impactos da estrada, assim como o ângulo dos amortecedores traseiros.

assentos de passageiro do SUV da Kia
Veículo possui ajustes no eixo e geometria para receber menor impacto da estrada. (Imagem: Divulgação/Kia Motors)

Além das medidas de contenção de ruído e vibração, os engenheiros da Kia aplicaram uma nova travessa e geometria na Carnival, distribuindo as cargas laterais na suspensão dianteira para estabilizar a condução nas curvas. A carroceria também reduziu o nível de vibrações, já que sua montagem se dá na seção traseira da travessa, e com novas buchas hidráulicas.

Portas laterais do SUV contra fachada espelhada de prédio
Bagageiro possui abertura elétrica e porta lateral abre em modelo de correr. (Imagem: Divulgação/Kia Motors)

O veículo chegará ao mercado com até sete opções de cores externas: branco neve perolizado, cinza pantera metálico, preto aurora perolizado, azul profundo metálico, azul astral, prata cerâmica metálico e vermelho chama metálico. Internamente, são três combinações de cores — preto com cinza, preto com marrom ou preto com bege.

A nova Kia Carnival encontra-se disponível para comercialização no mercado brasileiro a partir de hoje, em versão única, custando R$ 479.990,00.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!