alguns anos, rumores indicam que a Apple trabalha em um projeto de carro elétrico. No entanto, ao que parece, o lançamento ainda está um pouco distante. Mesmo assim, isso não impede que pessoas imaginem alguns dos periféricos que podem acompanhar a novidade. Esse é o caso do designer gráfico John Calkins, que criou um conceito que mostra como o Apple CarPlay, central multimídia da empresa, funcionaria em uma grande tela de navegação de 15 polegadas – semelhante a que é usada nos carros Tesla Model 3 e Model Y da Tesla.  

Com uma tela sensível ao toque, o sistema conta com um dock do lado esquerdo com alguns aplicativos que podem ser facilmente acessados pelo motorista. À primeira vista, pode-se até dizer que o sistema é uma espécie de macOS Big Sur misturado com um iPad.  

publicidade

Além do dock, a tela é dividida entre um painel para controle e visualização da situação do carro – como faróis, ar-condicionado e música – e um mapa que auxilia na navegação. Caso um app seja selecionado, o lado de direito é substituído para que o passageiro possa realizar alguma ação, como discar para alguém, por exemplo.  

Como não poderia deixar de ser, a Siri também está presente – e pode ser acionada com um toque no botão dedicado, localizado no dock do lado esquerdo.  

Siri pode ser acessada a partir de um botão exclusivo no lado esquerdo da tela. Foto: John Calkins/Reprodução

Vale lembrar que isso é apenas um conceito. Não há qualquer indicação de que o sistema terá essa aparência e nem que será o adotado pela Apple. No entanto, a empresa revelou que negocia com empresas como Hyundai para criar um veículo com as tecnologias do Apple CarPlay.  

Produção do Apple Car 

De acordo com o Economic Daily News, de Taiwan, a Apple acelerou a produção do Apple Car. Inclusive, a publicação afirma que a novidade chega ao mercado em setembro de 2021. 

Segundo o site, sua fonte é uma observação feita na cadeia de fornecimento da empresa, que começou a receber pedidos de peças automotivas vindos da gigante de Cupertino

No entanto, as informações compartilhadas não são totalmente confiáveis, já que não há nenhuma confirmação de que o carro da Apple chegará ao mercado – apesar de testes feitos pelas ruas da Califórnia em 2017, a companhia nunca confirmou sua intenção de entrar para esse segmento. 

É normal que todos os novos projetos da Apple sejam cercados de rumores e vazamentos, mas as previsões, por mais que sejam assertivas em alguns casos, podem falhar. Mesmo assim, pode ser que a interpretação do site esteja certa – mesmo com uma data de lançamento tão próxima, já que, anteriormente, o misterioso carro seria lançado entre 2023 e 2025. 

O que se sabe até então é que o carro da Apple virá equipado com um chip autônomo da Taiwan Semiconductor Manufacturing Corporation (TSMC), que também é conhecida por ser parceira da empresa na fabricação de componentes internos, como o Bionic Chip de 5 nm e o M1

Via: 9to5Mac