A Peugeot anunciou que está lançando duas variações dos seus modelos 308 e 308 SW com novas iluminações full LED para melhor iluminação durante a pilotagem. Intitulados GT/GT Pack, os automóveis apresentam faróis adaptativos de três estágios que, somados a uma câmera acoplada no topo do para-brisa, ilumina dinamicamente a estrada.

Batizada de “Peugeot Matrix LED Technology”, o novo recurso automotivo reúne luzes diurnas, faróis de luz baixa e luz alta, que funcionam dinamicamente, conforme o estado da estrada. Se um modelo 308 estiver se aproximando de outro veículo na direção oposta, o feixe de iluminação criará um túnel de sombra no próprio farol, mantendo clareza no ambiente ao redor sem ofuscar a visão do outro motorista.

publicidade
detalhe do farol do peugeot 308
Iluminação do Peugeot 308 possui três modos que se ajustam conforme a situação de trânsito. (Imagem: Divulgação/Peugeot)

No mais, os faróis preservam a composição padrão desde 2012, quando a fabricante trocou o padrão de sinalização halogênica e xenon para LED. A lâmpada emite um feixe azul, cuja tonalidade é absorvida por uma camada de fósforo, resultando na projeção de cor branca pelos faróis.

Leia mais:

Modelos GT e GT Pack adaptam iluminação de acordo com velocidade

Além do túnel de sombra, os faróis LED dos modelos GT e GT Pack possuem três modos automáticos de iluminação. No primeiro, o “Modo Cidade,” o automóvel acende a luz baixa assim que começa a circular entre 0 e 50 km/h. Já no segundo, o “Modo Estrada”, os faróis dianteiros acendem luz alta quando o veículo passa a rodar entre 50 e 110 km/h.

estrada iluminada por farol mostrando carro vindo na direção oposta
Demonstração do túnel de sombra gravado diretamente pela câmera do Peugeot 308, que ilumina os arredores sem atrapalha os motoristas na direção oposta. (Imagem: Divulgação/Peugeot)

Por fim, é no “Modo Autoestrada” que a adaptatividade da iluminação dos Peugeot 308 e 308 SW brilham. Ao ultrapassar 110 km/h e manter a velocidade por cinco segundos, os faróis modificam o ângulo luminoso da luz alta, para iluminar mais longe. Assim que o veículo mantém velocidade menor do que 90 km/ por cinco segundos, os faróis voltam ao modo estrada.

Imagem: Divulgação/Peugeot

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!