Apple e Google em apuros? Coreia do Sul quer impor limite à comissão cobrada de desenvolvedores

Por Gabriel Sérvio, editado por Tissiane Vicentin 25/08/2021 16h22, atualizada em 25/08/2021 17h13
Na imagem, a tela de um smartphone mostra os slogans de ambas as lojas de aplicativos das empresas Apple e Google; na ordem em que aparedem, tem-se: Google Play em cima, App Store abaixo.
Crédito: Fascinadora/Shutterstock.com
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Coreia do Sul pode aprovar uma alteração em uma lei que pode forçar tanto a Apple como o Google a desistirem de coletar comissões de desenvolvedores.

Embora tenha havido muita discussão sobre o tema até em outros países, além da questão do controle sobre as taxas cobradas nas lojas de aplicativos, esta é a primeira vez que um passo definitivo é dado contra ambas as gigantes do mercado de tecnologia.

Um comitê parlamentar sul-coreano já votou a favor da emenda nesta quarta-feira (25). Após a aprovação, a mudança na lei seguirá para o parlamento, para votação final.

Google Apple investigação antitruste
Apple e Google enfrentam críticas por cobrar taxas de até 30% dos desenvolvedores. Imagem: Daria Nipot/Shutterstock

A votação estava prevista para hoje, contudo, segundo a Reuters, a sessão foi adiada para a próxima segunda-feira (30).

Vale destacar que a Apple e o Google cobram taxas de até 30% dos desenvolvedores nas compras de aplicativo na App Store e Play Store, respectivamente.

Inclusive, o valor da taxa foi apontado como estopim que desencadeou a batalha da Epic Games contra a Apple – um dos casos mais icônicos dos últimos meses. O Spotify também chegou a se posicionar contra a cobrança abusiva de comissões aos desenvolvedores e a favor da Epic.

Em 2020, ambas Apple e Google chegaram a reduzir o encargo para 15%, mas apenas para desenvolvedores de aplicativos menores, com receitas abaixo de US$ 1 milhão (cerca de R$ 5,2 bilhões).

Leia mais:

Se aprovada, a emenda também proíbe que ambas as lojas forcem sistemas de pagamento aos provedores de conteúdo.

Em resposta, a Apple afirmou que a medida pode ser perigosa para os usuários em termos de privacidade e gerenciamento de compras.

A empresa de Cupertino acrescentou que a alteração também oferecerá menos oportunidades para os 482 mil desenvolvedores da Apple registrados na Coreia do Sul.

Por fim, nos Estados Unidos, um projeto de lei também foi apresentado este mês buscando conter o domínio da Maçã e do Google sobre os sistemas de pagamento em aplicativos.

Crédito da imagem principal: Fascinadora/Shutterstock

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Gabriel Sérvio é formado em Comunicação Social pelo Centro Universitário Geraldo Di Biase e faz parte da redação do Olhar Digital desde 2020.

Redator(a)

Tissiane Vicentin é redator(a) no Olhar Digital