A Mercedes-Benz lançou esta semana na Alemanha a Citan de segunda geração. Essa é, segundo a empresa, o ponto final de sua longa linha de vans não elétricas. Nenhum outro modelo a combustão está ou entrará mais na linha de projeto.
“O novo Citan no segmento de vans pequenas vai completar nosso portfólio. Foi totalmente redesenhado por profissionais para profissionais”, disse Marcus Breitschwerdt, chefe da Mercedes-Benz Vans. “Ao mesmo tempo, a Citan também é o último projeto de novo veículo para clientes comerciais da Mercedes-Benz Vans que faz uso de motor a combustão”. De acordo com a empresa, o próximo passo lógico em seus esforços para avançar em direção à “eletrificação” será o mais simples: criar o eCitan.
Este é um passo muito significativo, tendo em vista que a Mercedez-Benz anunciou recentemente que, a partir de 2030, só vai desenvolver carros elétricos. Estamos falando de um tempo de pouco mais de oito anos, em que a empresa estima o investimento por volta de 40 bilhões de Euros em estrutura e células de energia para alcançar 200 gigawatts por hora em baterias.
Mercedes Citan: um modelo familiar
Esta última van não elétrica da marca alemã foi redesenhada para ficar mais alinhada com os carros de passageiros Mercedes-Benz. Sua versão padrão tem 4498 mm de comprimento, oferecendo um compartimento de carga com 3050 mm de comprimento na variante de van. As opções de distância entre eixos curta e estendida seguirão, incluindo uma variante Mixto, com formatos meio carga e meio passageiro.
Os compradores desta van encontrarão sistemas de conforto e conveniência familiares da marca, como o Thermotronic, a função de partida Keyless-Go e um freio de estacionamento elétrico. Há também sensores de radar e ultrassônicos, bem como câmeras capazes de alertar ou interagir com o sistema de assistência automatizada para manter o veículo na pista (que a Mercedes não chama de direção autônoma).
Leia mais:
- Mercedes EQS elétrico tem início de produção revelado
- Mercedes-Benz anuncia minivan elétrica EQT
- Fábrica da Mercedes é adquirida pela chinesa Great Wall
O Citan também oferece software de autoaprendizagem, tela opcional de exibição de alta resolução e várias versões de seu sistema Mercedes-Benz User Experience (MBUX). O interior da van apresenta um painel de instrumentos curvado e saídas de ar centrais.
As opções de motor de combustão incluem uma gama familiar de unidades de quatro cilindros a gasolina e diesel, variando em potência de 74 bhp a 129 bhp. O eCitan totalmente elétrico será lançado no final de 2022 com um alcance esperado de um pouco mais de 280 quilômetros e um tempo de carga de 10-80% de 40 minutos. Mais detalhes de seu trem de força não foram confirmados, mas é altamente provável que use um motor de 101 bhp e bateria de 44 kWh.
Nas versões Panel Van e Tourer MPV, a nova Citan poderá ser encomendada no mercado europeu em meados de setembro de 2021. Seu preço inicial deve ser inferior a 23,8 mil Euros, sendo que o preço do modelo básico está estimado em cerca de 20 mil Euros. Em nossa moeda, seriam algo em torno de R$ 146 mil e R$ 123 mil respectivamente, desconsiderando diferenças de impostos ou taxas. Uma Citan com versão sofisticada de transporte de passageiros chamada T-Class também deverá ser lançada em breve.
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal.