Os Jogos Paraolímpicos de Tóquio começaram na última terça-feira (24), e a abertura do evento não passou despercebida nem mesmo no espaço. Os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) celebraram a ocasião com uma foto no Twitter, mostrando a sua versão da tocha olímpica.

Calma, a “tocha” estava apagada. É da ISS que estamos falando, afinal.

Leia também

“A cerimônia de abertura das Paraolimpíadas de Verão será realizada em Tóquio hoje. Cerca de 4,4 mil atletas de 162 seleções nacionais vão participar do evento. A Expedição ISS-65 deseja muita sorte a todos os participantes!”

A imagem foi compartilhada pelo perfil do astronauta Oleg Novitsky no dia da cerimônia, e recompartilhada depois de alguns dias, em um retuíte citado:

publicidade

“Essa é uma foto nunca antes publicada. Na Estação Espacial, nós também tivemos os nossos ‘Jogos Olímpicos Espaciais’, incluindo a nós mesmos como portadores da tocha. A tocha em si (claro, sem fogo) é feita de cinco tubos em forma de pétalas de cerejeira, com acabamento dourado”.

Atualmente, a ISS conta com sete ocupantes: além de Oleg Novitsky e seu companheiro russo Pyotr Dubrov (representando a Roscosmos), também estão lá em cima Mark Vende Hei, Shane Kimbrough e Megan McArthur (da Nasa, pelos EUA); Thomas Pesquet (França/ESA) e Akihiko Hoshide (JAXA, do Japão).

Embora todos os sete não atendam ao pré-requisito de participação das Paraolimpíadas – já que nenhum deles porta qualquer deficiência -, a ISS pode logo receber seu primeiro “parastronauta”: no primeiro semestre de 2021, a agência espacial Europeia (ESA) convocou especialistas clínicos para um estudo sobre a viabilidade de aceitar inscrições de candidatos a astronautas com desabilidades específicas.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!