Se o vencedor leva tudo, então o mundo é o grande vencedor com o anúncio do retorno da banda sueca ABBA. Popular nos anos 1970 e 1980, o quarteto formado por Agnetha Fältskog, Björn Ulvaeus, Benny Andersson, e Anni-Frid Lyngstad é querido também nos cinemas, com as músicas fazendo sucesso em diversos filmes. Agora, o grupo traz um novo projeto, o “Abba Voyage”, quase 40 anos após o último lançamento de uma música.

E se você acredita em anjos, é para agradecer, pois o “Abba Voyage” deve contar com cinco músicas novas para acompanhar o show. A banda pediu que os fãs registrem interesse no site pelo que se espera que seja uma “turnê holográfica” em 2022, inicialmente anunciada em 2016. Os quatro integrantes voltaram ao estúdio em 2018, prometendo duas novas canções naquele ano.

Leia mais:

A coletânea ABBA Gold, de 1992, é o álbum mais bem sucedido do grupo, com cerca de 30 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. Imagem: Facebook/ABBA

Bebendo da fonte sueca de sucessos, o musical ‘Mamma Mia!’, nome da música de 1975, estreou nos teatros em 1999, em Londres. A peça virou filme em 2008, com Meryl Streep como a protagonista Donna, mãe de Sophie, papel de Amanda Seyfried, e os três possíveis pais da garota Pierce Brosnan, Colin Firth e Stellan Skarsgård. Dez anos depois, a sequência foi lançada, usando outro trecho da canção como subtítulo:’ Here we go again!’.

publicidade

Mas, se vamos novamente, que tal lembrar outros filmes com cenas icônicas usando músicas do ABBA? Nem sempre a canção inteira, ou mesmo as versões originais. O que importa é ser lembrada e reconhecida pelo público que ainda, mesmo que de vez em quando, aperta o “play” na banda ao ouvir nos discos ou por streaming. Confira:

No Topo do Poder (2016)

A distopia inglesa de Ben Wheatley conta com Clint Mansell comandando a trilha sonora. Mas, como o longa não é bem um espaço adequado para os personagens cantarem e dançarem ao som de ‘Dancing Queen’, o compositor preferiu colocar uma versão melancólica e orquestral de ‘SOS’, música de 1975, que realmente tem uma letra mais triste.

Se Beber, Não Case! Parte II (2011)

A comédia também não leva diretamente uma música do ABBA, mas uma composição dos dois integrantes homens do quarteto. A música ‘One Night in Bangkok’ é uma coprodução de Benny Anderson e Bjorn Ulvaeus com o letrista Tim Rice, para um álbum conceitual. A canção ficou famosa na voz de Murray Head.

O Verão de Sam (1999)

O drama de Spike Lee é baseado na história real do assassino em série David Berkowitz, conhecido como o “Filho de Sam”, mas não enfatiza a ação do criminoso. O longa, na verdade, foca na tensão dos moradores de Nova York em 1977, em meio à paranoia e ao caos. E como aquele ano era o auge da disco music, a trilha sonora conta com dois grandes sucessos, ‘Fernando’ e ‘Dancing Queen’.

Johnny English (2003)

A comédia estrelada por Rowan Atkinson, o famoso Mr. Bean, foi um sucesso, ao satirizar os filmes de espionagem. Nela, o icônico ator inglês dança e dubla a música ‘Does You Mother Know’ dentro do banheiro, com o vídeo sendo exibido para uma grande plateia.

Todas as Garotas do Presidente (1999)

Com Michelle Williams e Kirsten Dunst como protagonistas, a comédia mostra duas garotas que são, involuntariamente, envolvidas no escândalo de Watergate. Mas é só no final do filme que uma música do ABBA entra na trilha sonora. O filme é encerrado com as duas patinando no Salão Oval, gabinete de trabalho do presidente dos Estados Unidos, na Casa Branca, ao som de ‘Dancing Queen’.

Priscilla, a Rainha do Deserto (1994)

As divinas drag queens de ‘Priscilla’ passam o filme com uma trilha sonora repleta de grandes hinos do pop dos anos 1970, de Gloria Gaynor a Village People. Então, obviamente, não poderia faltar ABBA saindo pelas caixas de som do ônibus. Há um número inteiro com ‘Mamma Mia’ embalando a dança e animação.

The Trip (2010)

Mais uma comédia inglesa a incluir ABBA na trilha sonora. Dentro de um carro, Steve Coogan e Rob Brydon realizam um dueto improvisado de ‘The Winner Takes It All’. A cena só melhora quando a dupla canta errando alguns trechos da letra.

O Casamento de Muriel (1994)

Assim como ‘Priscilla, a Rainha do Deserto’, ‘O Casamento de Muriel’ é uma comédia australiana de 1994. E assim como o anterior, o filme também conta com um número com uma canção do ABBA. Nele, Toni Collette e Rachel Griffiths executam uma coreografia totalmente caracterizadas da música ‘Waterloo’, que ganhou o Eurovision de 1974.

Via: Decider / BBC

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!