O TikTok, Reddit e Facebook estão lidando com picos de conteúdo sobre ivermectina, uma droga antiparasitária que ganhou força como um tratamento Covid-19. As vendas de ivermectina destinada a animais, bem como as ligações para centros de controle de intoxicações, aumentaram o suficiente para que o FDA emitisse uma atualização ao consumidor explicando porque as pessoas não deveriam tomá-la para tratar ou prevenir o vírus.

No TikTok, a Rolling Stone encontrou vídeos, alguns dos quais tiveram mais de um milhão de visualizações, promovendo ivermectina como um tratamento para a Covid19 sob tags como # ivermectin4covid e #ivermectinworks.

publicidade

 Desde então, o TikTok removeu os vídeos por violar as diretrizes da comunidade e bloqueou as tags. Um porta-voz disse que o aplicativo continuará removendo os vídeos e hashtags relacionados. A tag #ivermectin ainda está ativa, por mais que muitos dos vídeos mais populares na tag sejam de profissionais de saúde desmascarando informações incorretas.

Esta semana, no Reddit, moderadores de várias centenas de subreddits solicitaram para a plataforma que tomassem medidas contra a desinformação sobre a Covid-19, incluindo a proibição de subreddits que espalham desinformação médica.

Discordando dos pedidos de proibição total, o CEO do Reddit, Steve Huffman, compartilhou uma resposta  dizendo “O Reddit é um lugar para discussões e debates abertos e autênticos. Isso inclui conversas que questionam ou discordam do consenso popular.” 

Leia mais:

Ademais, a postagem continua dizendo que o Reddit tomará medidas quando as pessoas promoverem fraude ou encorajarem danos, bem como colocar em quarentena certos subreddits para que eles não apareçam nas buscas e não possam ser acessados ​​sem o login.

Pessoas em grupos do Facebook também compartilham informações incorretas e até realizam postagens patrocinadas que anunciam a ivermectina para o tratamento ou prevenção de Covid-19. 

De acordo com um porta-voz, o Facebook remove conteúdo “que tenta comprar, vender, doar ou pedir Ivermectina” e “aplicado ações contra qualquer conta ou grupo que viole nosso Covid-19 e as políticas de vacina, incluindo alegações de que a ivermectina é uma cura ou prevenção garantida, e não permitimos anúncios que promovam a ivermectina como um tratamento.” 

As plataformas atualizaram suas políticas e também adicionaram links para autoridades como o CDC removeram milhões de postagens. Porém, à medida que a pandemia continua e a desinformação evolui, as soluções permanecem as mesmas.

Fonte: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!