O TikTok, Reddit e Facebook estão lidando com picos de conteúdo sobre ivermectina, uma droga antiparasitária que ganhou força como um tratamento Covid-19. As vendas de ivermectina destinada a animais, bem como as ligações para centros de controle de intoxicações, aumentaram o suficiente para que o FDA emitisse uma atualização ao consumidor explicando porque as pessoas não deveriam tomá-la para tratar ou prevenir o vírus.

No TikTok, a Rolling Stone encontrou vídeos, alguns dos quais tiveram mais de um milhão de visualizações, promovendo ivermectina como um tratamento para a Covid19 sob tags como # ivermectin4covid e #ivermectinworks.

publicidade

 Desde então, o TikTok removeu os vídeos por violar as diretrizes da comunidade e bloqueou as tags. Um porta-voz disse que o aplicativo continuará removendo os vídeos e hashtags relacionados. A tag #ivermectin ainda está ativa, por mais que muitos dos vídeos mais populares na tag sejam de profissionais de saúde desmascarando informações incorretas.

https://twitter.com/US_FDA/status/1429050070243192839

Esta semana, no Reddit, moderadores de várias centenas de subreddits solicitaram para a plataforma que tomassem medidas contra a desinformação sobre a Covid-19, incluindo a proibição de subreddits que espalham desinformação médica.

publicidade

Discordando dos pedidos de proibição total, o CEO do Reddit, Steve Huffman, compartilhou uma resposta  dizendo “O Reddit é um lugar para discussões e debates abertos e autênticos. Isso inclui conversas que questionam ou discordam do consenso popular.” 

Leia mais:

publicidade

Ademais, a postagem continua dizendo que o Reddit tomará medidas quando as pessoas promoverem fraude ou encorajarem danos, bem como colocar em quarentena certos subreddits para que eles não apareçam nas buscas e não possam ser acessados ​​sem o login.

Pessoas em grupos do Facebook também compartilham informações incorretas e até realizam postagens patrocinadas que anunciam a ivermectina para o tratamento ou prevenção de Covid-19. 

publicidade

De acordo com um porta-voz, o Facebook remove conteúdo “que tenta comprar, vender, doar ou pedir Ivermectina” e “aplicado ações contra qualquer conta ou grupo que viole nosso Covid-19 e as políticas de vacina, incluindo alegações de que a ivermectina é uma cura ou prevenção garantida, e não permitimos anúncios que promovam a ivermectina como um tratamento.” 

As plataformas atualizaram suas políticas e também adicionaram links para autoridades como o CDC removeram milhões de postagens. Porém, à medida que a pandemia continua e a desinformação evolui, as soluções permanecem as mesmas.

Fonte: The Verge

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!