Cientistas da Universidade de Indiana, nos EUA, criaram um inovador exame de sangue capaz de descobrir se uma pessoa tem ou poderá ter doenças como depressão ou transtorno bipolar. Desenvolvido a partir da chamada Medicina de Precisão, esse exame, cujo estudo levou quatro anos para ser concluído, promete ser uma revolução no diagnóstico de distúrbios de humor.

De acordo com a pesquisa, os transtornos do humor podem afetar uma em cada quatro pessoas ao longo da vida. A depressão, especialmente, tem maior ocorrência entre os 15 e 44 anos, uma faixa etária produtiva e altamente reprodutiva. Com a falta de testes objetivos e a visão estigmatizada, os transtornos do humor costumam ser sub ou mal diagnosticados (depressão em vez de transtorno bipolar, por exemplo). Eles também são tratados de forma inadequada, podem levar à automedicação, ao abuso de álcool e drogas e, muitas vezes, culminar em suicídio.

publicidade
Estudo aponta que os trantornos do humor podem afetar uma em cada quatro pessoas ao longo da vida. / Créditos: My Ocean Production – shutterstock

Liderado pelo psiquiatra Alexander B. Niculescu, professor da Escola de Medicina da Universidade, o experimento contou com a participação de mais de 300 voluntários. Segundo Niculescu, o objetivo é combater a visão preconceituosa em relação à saúde mental. “Muita gente continua rejeitando os transtornos da mente, dizendo que são frescura ou invenções criadas pelo paciente”, afirmou o professor. “Esse teste consegue avaliar padrões cognitivos relativamente subjetivos e pode provar que distúrbios mentais são doenças dignas de tratamento médico”, explicou.

Essa não é a primeira vez que Niculescu faz uso da Medicina de Precisão. Ele já havia descoberto que um simples exame de sangue é capaz de diagnosticar a doença de Alzheimer e, até mesmo, sinalizar pensamentos suicidas.

publicidade

Uso de biomarcadores na psiquiatria é relativamente recente

Biomarcador é um indicador capaz de medir a severidade ou a presença de algum nível de doença no corpo. Mais genericamente, um marcador biológico é qualquer coisa que possa ser usada como indicador de um estado de doença particular ou alguma outra condição fisiológica do organismo. Com o uso de biomarcadores sanguíneos, a Medicina de Precisão consegue obter resultados mais exatos e satisfatórios.

publicidade

Ler biomarcadores tem sido comum para diversas enfermidades, especialmente cânceres, mas usá-los no campo da saúde mental é uma experiência relativamente nova.

Leia mais:

publicidade

Por meio desse estudo, os pesquisadores americanos encontraram 26 biomarcadores sanguíneos capazes de indicar o estado emocional de uma pessoa, bem como sua propensão a desenvolver depressão, transtorno bipolar ou outras doenças mentais. “Em seguida, avaliamos a evidência de que os principais biomarcadores são alvos de drogas psiquiátricas existentes, o que permite combinar pacientes a medicamentos de maneira direcionada e medir a resposta ao tratamento”, disse o relatório da pesquisa

Além dos medicamentos já existentes, também foram utilizadas as assinaturas de biomarcadores para identificar a eficácia de drogas novas ou reaproveitadas. No estudo, descobriu-se que as drogas de maior probabilidade de funcionamento, como novos antidepressivos em potencial, foram pindolol, ciprofibrato, pioglitazona e adifenina, bem como os compostos naturais asiaticosídeo e ácido clorogênico.

Fonte: Open Access Government