Um novo índice de exatidão para o número π (Pi) foi estabelecido por pesquisadores da Suíça, utilizando um supercomputador que chegou a 62,8 trilhões de dígitos. O cálculo foi concluído em 108 dias e 9 horas, superando em duas vezes a velocidade recorde anterior, alcançada em 2019, pelo Google.

Pesquisadores da Universidade de Ciências Aplicadas de Graubuenden, na Suíça, chegaram a um novo número mais exato da constante Pi. Imagem: igordabari – Shutterstock

A marca atual também é 3,5 vezes mais veloz que a antiga segunda colocada (agora terceira), estabelecida em 2020. As informações são do Centro de Análise, Visualização e Simulação de Dados da Universidade de Ciências Aplicadas de Graubuenden, de onde são os novos recordistas.

Recordando as aulas de matemática: o número Pi indica o valor da razão entre a circunferência de qualquer círculo e seu diâmetro. A letra grega foi adotada para representar o número pelo matemático William Jones, em 1706, pois é a primeira da palavra em grego para perímetro, “περiμετρος”. Alguns anos mais tarde, ela foi popularizada por Leonhard Euler.

Leia mais:

publicidade

Descobridores do novo número Pi esperam registro no Guinness Book, o livro dos recordes

Agora, os pesquisadores estão na expectativa de entrarem para o livro dos recordes, o Guinness Book. O recorde mundial anterior havia alcançado 50 trilhões de dígitos. O número, cujos primeiros 10 algarismos são 3,141592653, é alvo de constante pesquisa de cientistas espalhados pelo globo, cada um usando computadores cada vez mais poderosos.

De acordo com a equipe suíça, a experiência que acumularam calculando o Pi pode ser aplicada em outras áreas, como “análise de RNA, simulações de dinâmica de fluidos e análise textual”. Dos 62,6 trilhões de dígitos, os recordistas revelaram os dez finais: 7817924264. E fica uma curiosidade: quantas páginas do livro seriam ocupadas por todos esses números?

Com informações do Phys.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!