Apple Watch perde mercado para Samsung, mas ainda lidera o segmento

Enquanto a Apple perdeu 0,5% de participação de mercado global em um ano, a Samsung ganhou aproximadamente 3,6% de espaço em todo o planeta
André Fogaça30/08/2021 12h25, atualizada em 30/08/2021 13h35
Apple Watch Series 5 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Apple Watch Series 5 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O Apple Watch é o relógio inteligente mais popular em todo o planeta, mantendo a marca como dominante no mercado de smartwatches. A informação vem da consultoria Strategy Analytics, que também aponta ligeira queda na participação de mercado da empresa da maçã, junto de crescimento de sua rival, a Samsung.

Ao todo, o mercado de smartwatches registrou bons números durante parte dos meses de pandemia. Segundo Steven Waltzer, analista na consultoria, este segmento da indústria viu as vendas crescerem em 47%, passando de 12,3 milhões de unidades vendidas durante o segundo trimestre de 2020, para 18,1 milhões no mesmo período deste ano.

Leia também

“As remessas de smartwatches ao redor do mundo estão crescendo em seu ritmo mais acelerado desde 2018”, diz Waltzer. “O crescimento do mercado de relógios inteligentes voltou aos níveis anteriores aos da pandemia. As vendas online de dispositivos voltados para condicionamento físico que oferecem suporte para saúde pessoal continuam populares e são o principal impulsionador do boom dos smartwatches”, complementa.

Apple Watch Series 5 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)
Apple Watch Series 5 (Imagem: André Fogaça/Olhar Digital)

Segundo os dados da consultoria, a quantidade de smartwatches vendidos (em milhões) durante os segundos trimestres de 2020 e 2021 ficou assim:

Fabricante2º trimestre 20202º trimestre 2021Crescimento ano a ano
Apple6,59,646%
Samsung1,3254%
Garmin1,21,525%
Outras3,35,155%
Total12,318,147%

Já a participação de mercado das três principais empresas neste ramo, ficou assim:

Fabricante2º trimestre 20202º trimestre 2021
Apple52,80%52,50%
Samsung10,60%11%
Garmin9,80%8,30%
Outras26,80%28,20%

Apple perdeu espaço e a Samsung ganhou

Por mais que a Apple continue liderando com muita folga o mercado de smartwatches, a empresa de Tim Cook perdeu 0,5% em participação, enquanto sua rival coreana, a Samsung, ganhou aproximadamente 3,7% no mesmo período. A Garmin, que chega logo atrás da marca asiática, também perdeu espaço.

Este quadro certamente deve ser alterado com a recente chegada dos modelos de Galaxy Watch 4, que trazem consigo uma parceria inédita entre Samsung e Google, junto da expectativa para o lançamento de uma nova geração dos Apple Watch, prevista para acontecer em algum momento do mês que vem.

Via: 9to5Mac.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

André Fogaça é jornalista formado pela FIAM FAAM, com mais de 12 anos de experiência e conhecimento acumulado em mais de 500 reviews de celulares e tablets. Já passou pelo Canaltech e Tecnoblog.