Será que é permitido divulgar imagens de chamadas de vídeo? Saiba cuidados que devem ser tomados

chamadas de vídeo
Imagem: Alexandra_Koch (Pixabay)

Um aliado do trabalho que ganhou ainda mais força durante a pandemia, as chamadas de vídeo vieram para ficar e estão ocupando um espaço cada ver maior no mercado corporativo. No entanto, como uma modalidade nova e que foi adotada de última hora por muitas empresas que precisaram do trabalho remoto para manter o distanciamento, alguns cuidados precisam ser tomados na hora desse tipo de reunião.

Continua após a publicidade

Os exemplos são muitos, seja em aulas ou no trabalho, existem diversas cenas na internet de pessoas que acabaram passando apuros por conta da tecnologia. Recentemente, o apresentador dos canais ESPN, Felippe Facincani apareceu sem camisa durante uma transmissão na TV, o caso chamou a atenção nas redes sociais e contou também um uma falha técnica do canal.

Recentemente, a mulher de um vereador do Ceará apareceu nua na câmera e na Itália, um parlamentar surgiu tomando banho durante uma reunião à distância.

Mas que cuidados precisam ser tomados em chamadas de vídeo? E será que quem divulga essas imagens pode sofrer algum tipo de punição na justiça? Segundo o advogado Thiago do Val, em entrevista ao Olhar Digital, a legislação sobre o tema ainda não é muito específica, mas alguns critérios podem ser usados para entendermos como lidar com situações do tipo.

Cuidados nas chamadas de vídeo

Primeiramente, o especialista explica que, mesmo em casa, o funcionário ainda está trabalhando e portanto regras de comportamento e vestimentas do espaço físico precisam ser mantidas. A exceção, claro, são empresas que adotem novos manuais de conduta ou tenham orientações diferentes para o home office.

“A gente tem que partir do princípio de replicar o que você usava no ambiente de trabalho. Bom sendo muda para cada um, mas é importante sempre pensar se a sua vestimenta está de acordo com a situação em que a reunião ocorre”, explica o advogado.

chamadas de vídeo
Imagem: HaticeEROL (Pixabay)

Punições para os envolvidos

Além disso, o especialista diz que as empresas precisam começar a pensar em regras e manuais de uso para ferramentas digitais, já que o trabalho remoto pode continuar em muitos lugares mesmo após o fim da pandemia da Covid-19.

“Agora as reuniões de empresa a gente entra nesse ponto, a necessidade de você ter políticas de comportamento, de uso da ferramenta, de evitar determinados comportamentos”, completou. Isso é preciso ainda por conta da exposição que aquelas pessoas dão para a empresa.

Sobre punições, Thiago explica que casos de conteúdos vazados de chamadas de vídeo entre duas pessoas podem ser enquadrados em regras semelhantes as de chamadas telefônicas, em que o conteúdo pertence a ambos os envolvidos. No entanto, em reuniões de grupo, ainda mais que envolvem a imagem, o cenário pode ser bastante diferente e pode, inclusive, ter punições para a empresa que organiza a reunião ou evento.

“Se a pessoa descobre uma situação dessas (vazamento de imagem) em um ambiente de trabalho, a empresa é responsável, ela (a justiça) pode punir a pessoa que fez o ato, mas a empresa também tem responsabilidade”, completou o especialista.

Leia mais:

Continua após a publicidade

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Lucas Soares

Lucas Soares é editor de Ciência e Espaço no Olhar Digital e formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email