O modelo híbrido de trabalho está recebendo cada vez mais uma aceitação crescente pelas empresas, já que o desafio é facilitar o trabalho em equipe mesmo com times total ou parcialmente remotos. Com isso, as ferramentas do Google podem ajudar.

Uma pesquisa realizada pela IDC, a pedido do Google Cloud, ouviu 897 colaboradores de grandes empresas que atuam no país entre dezembro de 2020 e janeiro de 2021. Sendo assim, o estudo mostrou que 43% dos entrevistados afirmam que o modelo híbrido de trabalho já foi definido pelas empresas onde trabalham como padrão após a pandemia da Covid-19

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O Google Workspace possui plataformas colaborativas que podem ser utilizadas para transformar o modelo híbrido de trabalho. Veja 5 funcionalidades e outras das plataformas do Google Workspace:

1. Cancelamento de ruído em reuniões

Uma funcionalidade do Google Meet ajuda os usuários a evitar esse tipo de situação. O cancelamento de ruídos usa inteligência artificial e machine learning para retirar os sons indesejados no ambiente, como barulhos de porta e sons de digitação no teclado.

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Para ativar a ferramenta, entre na página principal do Google Meet, clique em “Configurações”, no canto superior direito, selecione “Áudio” e ative a opção “Cancelamento de ruído”.

2. Legendas em tempo real

É comum trabalhar em equipes compostas por pessoas de vários lugares do mundo. Por mais que seja legal ter uma soma de diferentes culturas em um time, às vezes a língua pode ser uma barreira – principalmente durante reuniões e apresentações.

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O recurso de legenda em tempo real do Google Meet é uma solução para quem precisa assistir apresentações faladas em outros idiomas. Além do português do Brasil, a ferramenta do Google Meet também reconhece falas em inglês, espanhol (de Espanha e México), francês e alemão. Para ativar a funcionalidade, é só acessar as configurações da ligação e ativar as legendas na língua desejada.

3. E-mails programados

Separar a vida pessoal da profissional é um desafio. Por isso, é importante ter controle sobre os próprios horários e os da equipe. No entanto, o que fazer quando se está trabalhando em horários diferentes dos colegas? Os e-mails programáveis do Gmail são uma boa saída para esse dilema.

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Ao terminar de redigir o e-mail, bem ao lado do botão enviar há uma seta que dá acesso à opção “Programar envio”. Ao selecioná-la, é possível escolher entre algumas opções predeterminadas de dia e hora ou selecionar alguma outra alternativa manualmente. Vale lembrar que é possível cancelar o envio de mensagens programadas na aba esquerda do Gmail, em “Programados”.

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4. Google Groups

O Google Groups é uma funcionalidade antiga e ainda extremamente útil do Google Workspace. A ferramenta viabiliza a criação de grupos de discussão com e-mails organizados, uma lista de contatos de fácil gerenciamento e um acervo de mensagens que podem ser consultadas mesmo depois de apagadas da Caixa de Entrada.

A partir da janela inicial da plataforma, é possível iniciar grupos para facilitar a troca de e-mails. É possível, por exemplo, criar um grupo apenas para o time de um determinado projeto, e o Groups age como um fórum, cuja participação se dá através de mensagens de email. Através dele, é possível estabelecer painéis de discussão com privacidade pública ou privada, o que facilita a interação com outras pessoas da organização e a comunicação com grupos de trabalho.

Além disso, é possível atribuir tarefas a outros membros dos grupos, marcar itens com etiquetas específicas e gerenciar e-mails compartilhados. Para completar, também há a opção de configurar uma resposta automática para as mensagens recebidas pelos grupos dos quais você faz parte.

5. Google Forms

Com menos interações presenciais, ferramentas como o Google Forms são essenciais para manter uma boa comunicação dentro de empresas e escolas. A plataforma permite a produção e compartilhamento de formulários e questionários voltados para pesquisas ou avaliações.

Google Forms. Imagem: Shutterstock

Com vários templates prontos, o Google Forms é útil em situações como recolhimento de feedbacks, cadastros para eventos, reunião de dados de pesquisa. A plataforma possibilita a produção de questionários voltados para pesquisas ou avaliações. Embora ofereça possibilidade de edição, o serviço conta com diversos modelos prontos, é possível escolher se cada pergunta será obrigatória ou não, por exemplo.

Após as respostas serem devidamente preenchidas pelos participantes, é gerado um relatório mostrando os resultados do formulário. Sendo assim, apesar do retorno total aos escritórios possa parecer cada vez mais distante, o modelo híbrido de trabalho simboliza a melhor opção para empresas.

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