WhatsApp é o principal foco para bots de atendimento no Brasil

Por Matheus Barros, editado por Tissiane Vicentin 31/08/2021 17h32
Logo do aplicativo do WhatsApp
Imagem: On The Back Of Camera/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

O WhatsApp passou a ocupar o posto de principal canal de bots (aqueles famosos robôs usados para atendimento virtual) no Brasil. O percentual dessa tecnologia em atividade na plataforma subiu de 41% para 47% em um ano, de acordo com o “Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021”, relatório anual produzido pela Mobile Time.

Estima-se que um em cada dois desenvolvedores de robôs de conversação utilizam o mensageiro verde como canal principal para o recurso.

Além disso, cerca de 95% dos desenvolvedores de bots brasileiros já criaram algum robô para WhatsApp.

Ilustração de WhatsApp aberto em smartphone
WhatsApp é o principal foco para bots de atendimento no Brasil. Imagem: Rahul Ramachandram/Shutterstock

Além do aplicativo mensageiro, o relatório de 2021 trouxe números relevantes para o Instagram e Google Business Messages, que apareceram na lista pela primeira vez no levantamento depois de os serviços aceitarem a integração com bots.

Cerca de 27% das 96 empresas do setor que são consultas no relatório afirmaram já terem criado um bot específico para o Instagram, enquanto 18% dizem já possuírem a tecnologia para o Google Business Messages.

Leia também!

Enquanto alguns marcam grandes pontos no mercado, mesmo que sejam estreantes, outros se encontram em queda livre.

O Messenger, plataforma de bate-papo do Facebook, foi apontada por apenas 8% dos pesquisados como a plataforma que mais possuía bots em atividade em 2020. Em 2021, esse número foi ainda menos: apenas 2% dos entrevistados listaram a ferramenta.

O crescimento de empresas que utilizam bots de atendimento também é algo a se observar. Em um ano, o número de companhias que fazem uso dos robôs de conversação cresceu de 24 mil para 47 mil.

Crédito da imagem de destaque: On The Back Of Camera/Shutterstock

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Redator(a)

Tissiane Vicentin é redator(a) no Olhar Digital