O WhatsApp passou a ocupar o posto de principal canal de bots (aqueles famosos robôs usados para atendimento virtual) no Brasil. O percentual dessa tecnologia em atividade na plataforma subiu de 41% para 47% em um ano, de acordo com o “Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots 2021”, relatório anual produzido pela Mobile Time.
Estima-se que um em cada dois desenvolvedores de robôs de conversação utilizam o mensageiro verde como canal principal para o recurso.
Além disso, cerca de 95% dos desenvolvedores de bots brasileiros já criaram algum robô para WhatsApp.

Além do aplicativo mensageiro, o relatório de 2021 trouxe números relevantes para o Instagram e Google Business Messages, que apareceram na lista pela primeira vez no levantamento depois de os serviços aceitarem a integração com bots.
Cerca de 27% das 96 empresas do setor que são consultas no relatório afirmaram já terem criado um bot específico para o Instagram, enquanto 18% dizem já possuírem a tecnologia para o Google Business Messages.
Leia também!
- SpaceX entra na briga para lançar internet via satélite no Brasil
- LGPD: ANPD quer dispensar DPO para startups e pequenas empresas
- Dona do TikTok adquire fabricante de headsets de realidade virtual
Enquanto alguns marcam grandes pontos no mercado, mesmo que sejam estreantes, outros se encontram em queda livre.
O Messenger, plataforma de bate-papo do Facebook, foi apontada por apenas 8% dos pesquisados como a plataforma que mais possuía bots em atividade em 2020. Em 2021, esse número foi ainda menos: apenas 2% dos entrevistados listaram a ferramenta.
O crescimento de empresas que utilizam bots de atendimento também é algo a se observar. Em um ano, o número de companhias que fazem uso dos robôs de conversação cresceu de 24 mil para 47 mil.
Crédito da imagem de destaque: On The Back Of Camera/Shutterstock
Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!