Covid-19: Anvisa aprova fábrica alternativa da vacina da Pfizer nos EUA

Lucas Soares01/09/2021 10h22
Vacina da Pfizer
Foto: pcruciatti/Shutterstock
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou vacinas da Pfizer fabricadas pela Exelead, fábrica terceirizada que também produz o imunizante nos Estados Unidos. Com isso, o Brasil pode passar a comprar produtos com material produzido no local.

A fábrica fornece nanopartícula lipídica (LNP) e também formulação do medicamento a granel. Esses componentes são transportados até os locais de envase da vacina da Pfizer. Segundo a Anvisa, a solicitação de inclusão do novo fabricante foi realizada no dia 24 e aprovada na terça-feira (31).

No último dia 27, a Anvisa disse que terminou a análise das informações enviadas pela Pfizer para que fosse verificado o cumprimento das Boas Práticas de Fabricação (BPF). Essa liberação é necessária para qualquer vacina ou medicamento distribuído no Brasil.

Pfizer e a fábrica no Brasil

As farmacêuticas Pfizer e BioNTech anunciaram na manhã desta quinta-feira (26) que passarão a produzir sua vacina contra a Covid-19 em uma fábrica no Brasil. Os imunizantes serão produzidos por meio de uma parceria com o laboratório brasileiro Eurofarma. A colaboração foi formalizada por meio da assinatura de uma carta de intenção.

As vacinas da Pfizer produzidas no Brasil serão distribuídas em toda a América Latina, a previsão é que a produção dos imunizantes na fábrica da Eurofarma comece no início de 2022. Os insumos para fabricação das vacinas serão enviados de fábricas da Pfizer nos Estados Unidos, que é de onde são exportadas as vacinas usadas aqui na América Latina atualmente.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.