Uma equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia Technion-Israel afirma ter descoberto uma maneira de reverter o envelhecimento natural das células do sistema imunológico, e com isso, tornar os idosos muito mais resistentes ao novo coronavírus e outras infecções.

Os pesquisadores identificaram a via molecular que o corpo humano usa para criar células B, de acordo com o The Jerusalem Post. Sendo assim, o sistema imunológico usa para identificar e produzir anticorpos contra novos patógenos.

O trabalho aponta para um futuro no qual os idosos possam lutar contra os patógenos tão bem quanto as gerações mais jovens, desfrutando de melhor saúde até a velhice. Isso porque as células B vivem pouco tempo antes de morrer e são convertidas em células B de memória de longa duração (MBC), que seu sistema imunológico usa como uma espécie de registro de infecções anteriores.

Então, se uma célula B morrer antes de se tornar um MBC, ela será substituída por uma nova. Por outro lado, essa produção de células é interrompida quando há mais MBCs ocupando espaço, de acordo com o estudo, tornando mais difícil para o sistema imunológico de uma pessoa mais velha aprender a se defender de novos patógenos como o coronavírus.

“Quando você é jovem, você tem células jovens, e as células jovens têm uma capacidade muito diversa de reconhecer qualquer coisa [patogênica] que entra em seu corpo”, disse o pesquisador Doron Melamed do Technion-Israel.

Com o objetivo de encontrar uma maneira de enganar o corpo e fazê-lo produzir novas células B, os pesquisadores investigaram uma das maneiras pelas quais o corpo reabastece naturalmente seu suprimento. Pacientes em tratamento para esclerose múltipla tiveram seus estoques de MBC esgotados, momento em que seu corpo começou a produzir novas células B rapidamente.

Além disso, a equipe identificou os hormônios específicos que interromperam a produção de células B novamente, uma vez que os estoques foram repostos, e percebeu que a desativação do hormônio resulta na produção de células B extras à esquerda e à direita. Em seguida, eles esperam transformar esse truque hormonal em um novo tratamento rejuvenescedor para os idosos e imunocomprometidos.

Fonte: Futurism