Para encerrar sua participação na iMiD 2021, a Samsung Display apresentou um vídeo mostrando vários protótipos de dispositivos telas dobráveis, incluindo o maior destaque, o FlexNote, um notebook com uma tela OLED dobrável de 17.3 polegadas, além do Flex In & Out, dispositivo multidobrável que mostrei aqui outro dia, Anos atrás, a empresa registrou uma patente para um dispositivo assim, e tudo indica que ele realmente vai sair do papel.

FlexNote, protótipo de notebook com tela OLED dobrável da Samsung Display
FlexNote, protótipo de notebook com tela OLED dobrável da Samsung Display

Mas qual o motivo para o meu otimismo em ver um notebook assim no mercado? É que, apesar de estar falando de um evento sobre telas da Samsung Display, um rumor aponta que a Samsung pode lançar um dispositivo com essa OLED dobrável. O IceUniverse, conhecido leaker, acredita que a Samsung vai lançar o produto comercialmente, e ainda aposta em um nome, Galaxy Book Fold 17, veja abaixo.

publicidade

Será? Só o tempo tem a resposta para isso, mas fica a minha torcida para isso acontecer, não importa o nome escolhido. O protótipo já está pronto, como mostra o vídeo divulgado pela Samsung hoje.

Um tour pelo stand da Samsung na iMiD 2021

O vídeo acima mostra um tour pelo stand da Samsung na iMiD 2021, com destaque para os já citados multidobrável e FlexNote, mas também mostra outros detalhes.

publicidade

Também vemos a câmera sob a tela instalada em uma tela de 7,6 polegadas. Essa tela é uma evolução da criticada câmera sob a tela do Z Fold 3, e deve ser usada no notebook com OLED dobrável, que como vemos abaixo, deve ter uma borda bem fina, sem espaço para uma webcam.

FlexNote, protótipo de notebook com tela OLED dobrável da Samsung Display

Além disso, o notebook deve usar a tela ultra resistente do vídeo que postei aqui outro dia, também do stand da Samsung Display na iMiD 2021, com uma tela OLED capaz de ser dobrada sem maiores problemas no frio. Essa tela resiste a temperaturas de -20 graus e sua dobradiça foi testada para resistir a 30 mil dobras.

publicidade

Além do notebook e outras telas, o vídeo ainda mostra a tela OLED flexível de 12,4 polegadas instalada em uma caixa smart cilíndrica, que ao ser ativada, se desenrola para virar uma tela reta normal. Essa tela também foi citada no post que escrevi no começo da semana sobre a participação da Samsung na iMiD 2021.

Confira no vídeo acima um exemplo de como foram feitos os testes nessas condições inóspitas, em uma tela de um dispositivo Fold.

publicidade

A Samsung aposta forte em suas telas OLED dobráveis

Em maio desse ano, durante o SID 2021, a Samsung Display divulgou o vídeo acima, no qual vemos o smartphone que mostrei aqui outro dia sendo realmente dobrado e colocado no bolso. O vídeo também mostra um smartphone com tela extensível, que pode ser deslizada e aumentada com um gesto, mas esse não estava no stand do iMiD 2021.

FlexNote

Leia mais:

A Samsung aposta forte nas telas OLED dobráveis da Samsung Display, e vendo o nível dos protótipos demonstrados, é fácil entender o motivo. Prova disso são os recentes lançamentos Galaxy Z Fold 3 e Z Flip 3, ambos dispositivos com telas melhores e mais resistentes. O sucesso de público é inegável, como mostra a expectativa de que as encomendas dos dois superem as vendas de dobráveis no ano.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!