As lendas do pop disco, ABBA, surpreenderam e encantaram os fãs ao anunciar o primeiro álbum de estúdio em 40 anos. ‘Abba Voyage‘ será lançado em novembro, antes de uma turnê “revolucionária” de shows por holograma onde avatares virtuais tocarão sucessos como ‘Mamma Mia’, ‘Thank You For The Music’ e ‘Dancing Queen’.

O quarteto, que se separou em 1982, disse à BBC que acabou voltando ao estúdio de gravação enquanto trabalhava no show tecnológico. “No início eram apenas duas músicas [novas], e então dissemos uns aos outros: ‘bem, talvez devêssemos fazer algumas outras’”, afirmou Benny Andersson.

publicidade

Por fim, eles gravaram 10 faixas para o 9º disco – duas das quais foram estreadas globalmente nesta quinta-feira (2) em todas as plataformas de streaming: ‘I Still Have Faith in You’ e ‘Don’t Shut Me Down’.

abba
Após quase 40 anos, ABBA lançará música inédita em show de holograma. Imagem: Abbavoyage.com/Reprodução

A primeira, ‘I Still Have Faith In You’, é uma afetuosa balada no piano que retrata o vínculo que os quatro membros da banda compartilham. “Quando Benny tocou a melodia, eu simplesmente sabia que tinha que ser sobre nós”, declarou Bjorn Ulvaeus, explicando a origem da música.

publicidade

“É sobre perceber que é inconcebível estar onde estamos. Nenhuma imaginação poderia sonhar com isso, lançar um álbum depois de 40 anos, ainda sermos “os melhores amigos”, e ainda estar curtindo a companhia um do outro, e ter total lealdade. Quem mais passou por isso? Ninguém.”, continuou. Assista o clipe do single abaixo – que já conta com a presença dos avatares digitais dos membros:

A segunda faixa, ‘Don’t Shut Me Down’, é um minimelodrama no melhor estilo da clássica ‘The Day Before You Came’, mas com o sentimento único de ‘Super Trouper’, em que uma mulher retorna ao seu parceiro anos depois de sair de casa. “Você me pediu para não sair, bem, aqui estou eu de novo – e eu ainda te amo”, cantam Agnetha Faltskog e Anni-Frid Lyngstad em suas harmonias combinadas – marca registrada das principais vozes do ABBA.

publicidade

Ambas as canções farão parte do álbum ‘Abba Voyage’ quando for lançado, em 5 de novembro. E, claro, a data de estreia não foi escolhida à toa, visto que o grupo está de olho no lucrativo mercado de Natal. Inclusive, o disco terá até “uma pequena melodia natalina”, revelou Benny à BBC, bem como “uma série de canções pop”. “Acho que é muito bom. Fizemos o melhor que podíamos, na nossa idade”, acrescentou.

ABBA
Abba anuncia lançamento de “Voyage”, primeiro álbum em 40 anos. Imagem: Facebook @ABBA/Reprodução

Turnê em holograma…

As novas músicas de ABBA também serão tocadas durante a turnê de shows da banda, também intitulado ‘Abba Voyage’, que terá início no próximo ano em uma arena especialmente construída no leste de Londres. A novidade é que os membros não serão os que irão performar as clássicas canções, mas sim a projeção em holograma de versões mais jovens dos integrantes da banda, apelidados de “ABBAtars” – trocadilho com “avatars”.

publicidade

Tocando seis noites por semana, as versões digitais dos integrantes serão acompanhadas por uma banda de 10 componentes ao vivo apresentando 22 dos maiores sucessos. Os ingressos custam a partir de £$ 21 (aproximadamente R$ 150), e a noite de abertura acontecerá em 27 de maio.

abba hologramas
O show digital do Abba ocorrerá em Londres inicialmente, mas poderá fazer uma turnê pelo mundo. Imagem: INDUSTRIAL LIGHT AND MAGIC/Divulgação

Os “ABBA-tars” foram projetados pela Industrial Light and Magic, empresa de efeitos visuais fundada por George Lucas, criador de ‘Star Wars’. Ao todo, mais de 850 pessoas trabalharam na recriação dos membros da banda “na época do auge” usando tecnologia de captura de movimento para escanear “cada maneirismo e movimento” dos músicos, que agora estão na casa dos 70 anos, enquanto tocavam.

“Agnetha, Frida, Benny e Bjorn subiram no palco na frente de 160 câmeras e diversos gênios de VFX. Eles tocaram todas as músicas deste show, com perfeição, ao longo de cinco semanas”, explicou o produtor Ludvig Andersson à BBC. “Então, quando você ver o show, não são quatro pessoas fingindo ser o ABBA, são eles… de verdade”.

… marca o quase impossível retorno de ABBA

O reencontro, por muitos anos, parecia improvável. Rumores veiculados no fim do último milênio, e veiculados fortemente pela imprensa internacional na época, afirmavam que a banda teria recusado cerca de US$ 1 bilhão para a realização de uma turnê especial no ano 2000.

À BBC em 2013, Agnetha explicou que preferia deixar o ABBA no passado. “Foi há tempos, estamos envelhecendo e temos nossas vidas diferentes”, explicou. Questionada sobre a afirmação em um Q&A (Questions & Answers, que em bom português nada mais é do que “Perguntas e Respostas”) divulgado em release do lançamento dos novos singles, a cantora afirma que “não tinha ideia do que esperar” quando finalmente se reuniram novamente em 2018.

“Porém, o estúdio de gravação de Benny é um ambiente tão amigável e seguro, e antes que eu percebesse, eu estava realmente me divertindo! Mal posso acreditar que finalmente chegou o momento de compartilhar isso com o mundo!”, declarou Agnetha. No entanto, nem ela ou Anni-Frid compareceram ao evento de lançamento das músicas para a imprensa na ArcelorMittal Orbit, torre de observação que fica no Parque Olímpico Rainha Elizabeth, em Londres.

“Elas deveriam ter estado aqui”, brincou Bjorn para o repórter. “Mas elas não gostam disso [publicidade] tanto quanto eu e Benny”.

Leia mais:

Fonte: BBC

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!