Ao longo dos últimos meses, o Instagram realizou algumas atualizações para melhorar o processo para conseguir a verificação no app e no Facebook. E agora, é possível encontrar mais informações sobre o que mudou, além do que se deve ter em mente ao solicitar a verificação na plataforma.
A verificação é uma maneira das pessoas saberem que as contas notáveis que estão seguindo ou que estão procurando são exatamente quem elas dizem ser, sem desinformação. Isso é uma forma dos usuários saberem quais contas são autênticas e notáveis.
Por outro lado, selo de verificação não é um endosso do Instagram e nem um símbolo de importância. Com isso, a plataforma revisa o processo de verificação e descobrem que algumas pessoas estavam com dúvidas em relação ao objetivo da verificação, como as contas são verificadas e se a verificação afeta a forma como uma conta é tratada no Instagram e no Facebook.
Como eu posso ser verificado no Instagram?
Para ser verificado, é preciso seguir os Termos de Uso e as Diretrizes da Comunidade. No processo de aplicação (disponível no próprio aplicativo), é exigido os seguintes requisitos:
- Sua conta deve representar uma pessoa real, uma empresa registrada ou uma entidade;
- Sua conta deve ser a presença única da pessoa ou empresa que ela representa. Entidades notáveis (por exemplo, organizações ou veículos de imprensa) também são elegíveis;
- Apenas uma conta por pessoa ou empresa pode ser verificada, com exceção para contas específicas de idiomas distintos;
- Sua conta deve ser pública e ter uma biografia, foto de perfil e pelo menos um post;
- Sua conta deve representar uma pessoa, marca ou entidade bem conhecida e frequentemente pesquisada.

O que a verificação significa?
A verificação sinaliza autenticidade e ser verificado não significa que seu conteúdo seja favorecido. O Instagram tenta assegurar a imparcialidade no processo de verificação, baseando-se em fontes como cobertura de imprensa confiável e examinando o impacto cultural da pessoa em questão.
Entretanto, as contas verificadas podem apresentar um risco de segurança para seus donos, pois chamam atençõa de hackers que podem tentar tomar o controle de uma conta verificada para comercializar o perfil com base no selo e número de seguidores.
Além disso, não é possível transferir uma conta verificada para outra. As contas verificadas não podem mudar o nome da conta ou transferir essa verificação para uma conta diferente. Já que o objetivo do selo de verificação é que as pessoas saibam que a conta foi analisada.
Em caso de verificação de forma indevida, o Instagram realiza varreduras regulares tanto dentro como fora da plataforma para encontrar e remover indivíduos mal-intencionados.
Leia mais:
- Instagram: veja como excluir a marcação em publicações
- Saiba como ver seus Stories antigos do Facebook e Instagram
- Instagram lança campanha para ajudar jovens a controlar experiência na rede social
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!