Gás do riso pode ajudar pacientes com depressão resistentes a medicamentos

Lucas Soares02/09/2021 15h15
Bolas amarelas com expressões de diversas emoções pintadas
(Imagem: AbsolutVision/Pixabay)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Mais de 264 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de depressão diagnosticada. Destes, entre 10 e 30% não conseguem encontrar alívio mesmo após o tratamento com antidepressivos. Agora, um novo estudo indica que gás do riso pode ser usado para ajudar essa parcela da população com depressão.

Um artigo publicado recentemente na Science Translational Medicine diz que o gás do riso foi usado em um ensaio clínico em estágio inicial conduzido por pesquisadores da Universidade de Chicago e da Escola de Medicina da Universidade de Washington.

Gás do riso no tratamento para depressão

Os resultados iniciais indicam que a inalação da mistura de oxigênio e óxido nitroso melhorou significativamente os sintomas de depressão quando comparado com paciente que não usaram o método e que são resistentes ao tratamento com antidepressivos.

Leia mais:

“O óxido nitroso (gás do riso) na concentração inalada de 50% demonstrou melhorar os sintomas depressivos em pacientes com depressão maior resistente ao tratamento (TRMD). Não se sabe se uma concentração mais baixa de óxido nitroso 25% fornece eficácia e persistência semelhantes dos efeitos antidepressivos, ao mesmo tempo que reduz o risco de efeitos colaterais adversos”, diz um trecho da pesquisa.

O ensaio ainda é inicial e o relatório ainda explica que são necessárias mais pesquisas para concluir se o gás do riso pode ser usado no tratamento para depressão de forma eficaz.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.