Proxalutamida: Anvisa suspende importação e pede investigação sobre medicamento, diz agência

Lucas Soares02/09/2021 15h41, atualizada em 03/09/2021 09h15
anvisa
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nesta quinta-feira (2) a importação do medicamento proxalutamida para o Brasil, uma investigação ainda deve se aberta pelo órgão. A droga é usada no tratamento de tumores na próstata e bloqueia a ação de hormônios masculinos. As informações são da Reuters.

A decisão de suspender a compra da proxalutamida foi tomada por unanimidade pela diretoria da Anvisa. A investigação deve ser conduzida pela Diretoria Colegiada da Anvisa mandou que Gerência Geral de Inspeção e Fiscalização Sanitária (GGFIS). A intenção é entender qual o objetivo da importação desse produto no Brasil.

Proxalutamida no Brasil

Além disso, a Gerência de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegários precisa pedir a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para que informe quais são as pesquisas aprovadas com o uso da substância proxalutamida no Brasil.

Leia mais:

Assim como a cloroquina e a ivermectina, a proxalutamida foi apontada como uma possível droga para ser usada no tratamento contra a Covid-19. No entanto, não há estudos que confirmem a eficácia do medicamento no combate ao vírus.

Por enquanto, a proxalutamida segue proibida de ser importada para o Brasil pela Anvisa até a conclusão das investigações. A decisão ainda pode paralisar estudos com a droga no país.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Editor(a)

Lucas Soares é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente é editor de ciência e espaço do Olhar Digital.