Erro no WhatsApp que permitia invasores acessarem mensagens foi corrigido

Lucas Soares
Lucas Soares, editado por André Lucena 03/09/2021 09:59, atualizada em 03/09/2021 10:45
WhatsApp. Imagem: shutter-e-PixieMe.jpg
Imagem: shutter-e-PixieMe.jpg

O WhatsApp corrigiu um erro em seu sistema que permitia que invasores tivessem acesso a mensagens privadas de usuários na plataforma. A prática consistia no envio de uma imagem, criada especialmente para se aproveitar da falha e permitir a leitura dos dados na memória do aplicativo.

Continua após a publicidade

Quem apontou o erro no WhatsApp foi a empresa de segurança Check Point Research ainda em setembro de 2020. Na época, uma análise do app descobriu que um GIF malicioso podia dar acesso aos invasores a conteúdo privado. De acordo com o relatório da companhia, já em fevereiro desse ano o WhatsApp corrigiu o problema.

Erro no WhatsApp

Apesar disso, não há relatos de que o golpe tenha tido vítimas, já que, apesar de existir a falha, é necessária uma grande participação da vítima, que precisava receber e enviar o GIF novamente para o invasor para que a sabotagem ocorresse.

Leia também!

Ainda sim, caso desse certo, a vulnerabilidade permitiria que os invasores acessassem imagens, vídeos e até mensagens do app invadido. Após a denúncia da empresa de segurança, o aplicativo fez uma varredura para consertar o problema.

O erro chamado de “Vulnerabilidade de leitura escrita fora dos limites” constava até a versão 2.21.1.13 do WhatsApp e do WhatsApp Business e hoje já está corrigido.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Lucas Soares
Lucas Soares

Lucas Soares é editor de Ciência e Espaço no Olhar Digital e formado em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

André Lucena
André Lucena

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.

Gostou? Compartilhe! Ajude mais pessoas a ficarem informadas.
Prefira o OD no Google
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone Instagram Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email