Fake news geram mais engajamento que notícias verdadeiras, diz pesquisa

Por Matheus Barros, editado por André Lucena 03/09/2021 21h48, atualizada em 03/09/2021 21h51
Fake News
Imagem: fotogestoeber/Shutterstocko
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma pesquisa publicada pela Universidade de Nova York, nos Estados Unidos, e pela Universidade Grenoble Alpes, na França, apontou que as fake news geram seis vezes mais engajamento no Facebook que notícias verdadeiras.

O estudo analisou 2,5 mil páginas de notícias do Facebook entre agosto de 2020 e janeiro de 2021 e mostrou que as contas que publicam informações incorretas recebem mais curtidas, compartilhamentos e comentários que aquelas que publicam notícias verídicas.

Uma mulher segura um celular com o aplicativo do Facebook na tela
Imagem: Jirapong Manustrong/Shutterstock

De acordo com o publicado pelo jornal The Washington Post, a pesquisa analisou todo o espectro político, no entanto, “os editores da direita têm uma propensão muito maior para compartilhar informações enganosas do que os editores de outras categorias políticas”.

Um porta-voz do Facebook afirmou que a pesquisa analisa apenas o engajamento e não acompanha o “alcance” das páginas, ou seja, quantas pessoas visualizam os conteúdos postados, independentemente de interagirem com a publicação.

Apesar de apontar a falta da análise de alcance, o Facebook não disponibiliza esses dados aos pesquisadores. Invés disso, a rede social possui a plataforma CrowdTangle, onde disponibiliza alguns dados sobre a desinformação na plataforma.

Leia também!

No entanto, a rede social de Mark Zuckerberg bloqueou a ferramenta de dados para diversos pesquisadores por acreditar que fornecer essas informações pode violar um acordo com a Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos.

Para combater o burburinho sobre a desinformação ter muita força no Facebook, a empresa divulgou um relatório de transparência em agosto com os posts mais vistos durante o segundo trimestre de 2021. Porém, o jornal The News York Times afirmou que a companhia cancelou o mesmo relatório do primeiro trimestre do ano porque a publicação mais vista fornecia fake news sobre a vacina contra a Covid-19.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.