Apesar da explosão, Firefly comemora o lançamento do foguete Alpha

Por Matheus Barros, editado por André Lucena 05/09/2021 18h39, atualizada em 05/09/2021 19h05
Imagem mostra decolagem do foguete Alpha, da Firefly Aerospace
Imagem: Firefly Aerospace/Reprodução
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Fiefly realizou seu primeiro lançamento de foguete na última quinta-feira (2), mas o evento não saiu como o esperado. O foguete de dois estágios Alpha explodiu após alguns minutos da decolagem da base da Força Espacial de Vandenberg, na Califórnia, nos Estados Unidos.

Neste domingo (5), a empresa soltou um vídeo dando mais detalhes sobre o ocorrido e comemorando o lançamento. “Embora o veículo não tenha feito a órbita, o dia marcou um grande avanço para nossa equipe”, postou a companhia em sua conta no Twitter.

https://youtu.be/qFjoPw0CfAU

A Firefly informou que o evento mostra que a companhia é capaz de criar e lançar foguetes. De acordo com a empresa, o Alpha passou pela plataforma de lançamento com sucesso, mas depois de 15 segundos de voo, perdeu o funcionamento do motor 2.

O foguete continuou a subir e manteve o controle por cerca de 145 segundos. “O veículo foi desafiado a manter o controle sem a vetorização de empuxo do motor 2. Alpha foi capaz de compensar em velocidades subsônicas, mas à medida que se movia através do voo transônico e supersônico, onde o controle é mais desafiador, o controle do vetor de empuxo dos três motores era insuficiente e o veículo perdeu o controle”.

Leia também!

As causas para o desligamento precoce do motor 2 ainda não foram apuradas, mas a Firefly garantiu que assim que a investigação for concluída, anunciará os motivos.

A empresa ainda revelou que o Alpha não explodiu sozinho, foi uma ação comandada. “O alcance encerrou o voo usando o explosivo Flight Termination System (FTS)”, informou.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.