Em um caminhada espacial de 7 horas e 54 minutos, os cosmonautas russos Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov conectaram ontem (3) os cabos de energia do módulo Zarya da ISS ao módulo Nauka. Além disso, eles instalaram um corrimão para facilitar o acesso ao módulo.

Cosmonautas Oleg Novitskiy e Pyotr Dubrov da Roscosmos começaram a integração do módulo Nauka com a ISS

A NASA conta que a integração do módulo à Estação Espacial será completada no próximo dia 9, ou quinta-feira da semana que vem, com mais dois corrimãos e o resto da conexão do cabo ethernet. O próximo space walk deve ser mais curto, com cerca de 5 horas de duração, e será transmitido ao vivo pela NASA, como o de ontem.

Essa foi a décima caminhada espacial desse ano, e a 242ª da história de construção e manutenção da ISS. Esse foi o segundo passeio espacial da dupla de cosmonautas da agência espacial russa Roscosmos. Como ele durou quase 8 horas, os dois russos alcançaram 15 horas e 13 minutos em space walks.

Leia mais:

publicidade

Integração do módulo Nauka vem dando trabalho

Em julho desse ano, a conexão do módulo Nauka à ISS causou um incidente por causa de um problema de software. O problema foi mais grave do que o inicialmente divulgado, apesar de não ter causado danos à Estação Espacial Internacional.

Um mês depois, os dois cosmonautas abriram pela primeira vez a escotilha de entrada no módulo, o que foi mostrado em vídeo. A janela do módulo Nauka também foi aberta, revelando uma belíssima vista.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!