Cientistas descobrem como e quando o Sistema Solar vai deixar de existir

Por Eduardo Sorrentino, editado por André Lucena 06/09/2021 21h33, atualizada em 14/09/2021 18h14
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma equipe internacional de cientistas fez um estudo que mostra previsões sobre como e quando o Sistema Solar vai deixar de existir.
Segundo a pesquisa publicada na revista Nature Astronomy, o astro-rei vai morrer daqui a aproximadamente 10 bilhões de anos.

O Sol já tem cerca de 4,6 bilhões de anos, assim como outros objetos do Sistema Solar. A maior probabilidade é que a nossa estrela vai se transformar em uma gigante vermelha daqui a 5 bilhões de anos. Até lá, o núcleo da estrela vai encolher, mas as camadas externas vão se expandir até a órbita de Marte, absorvendo a Terra no processo. Isso se até lá nosso planeta ainda estiver no mesmo lugar.

Leia mais:

Como o brilho do Sol aumenta cerca de 10% a cada bilhão de anos, a vida humana tem aproximadamente um bilhão de anos restantes.

Depois da fase de gigante vermelha, o Sol deve se tornar uma anã branca e, em seguida, explodir e terminar como uma nebulosa planetária, que é o destino da vida ativa de 90% de todas as estrelas do universo conhecido.

Se a humanidade durar até lá, é bom que já se tenha descoberto como viver em outros planetas, e como chegar até eles!!

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Eduardo Sorrentino é redator(a) no Olhar Digital

André Lucena
Ex-editor(a)

Pai de três filhos, André Lucena é o Editor-Chefe do Olhar Digital. Formado em Jornalismo e Pós-Graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte, ele adora jogar futebol nas horas vagas.