Porsche inicia construção de fábrica de combustível ecológico no Chile

Porsche inicia obras da fábrica localizada no sul do Chile, com metas para fabricar 550 milhões de litros de combustível ecológico até 2026
Gabriel D. Lourenço10/09/2021 13h01
Campo de deserto ao lado de rodovia com fábrica
Imagem: Divulgação/Porsche
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

A Porsche anunciou hoje que iniciou as obras de sua primeira fábrica de eFuel, o combustível ecológico da montadora, no sul do Chile. O complexo industrial, nomeado “Haru Oni”, será construído em etapas, com a primeira fase concluída até meados de 2022 — e a partir de então, deve fornecer por volta de 130 mil litros de gasolina sintética e de baixa emissão em seu primeiro semestre.

Em maio deste ano, a montadora havia anunciado os primeiros passos das instalações no país, juntamente ao novo modelo de combustível. Após a primeira etapa, a Porsche terá duas expansões do complexo, em 2024 e 2026, saltando a produção estimada para 55 e 550 milhões de litros, respectivamente.

Segundo um dos integrantes do quadro de pesquisa e desenvolvimento da Haru Oni, Michael Steiner, a estimativa é de que o eFuel reduza a emissão de poluentes em motores de queima de combustíveis fósseis em até 90%.

O batismo de fogo do combustível renovável acontecerá ano que vem, quando a Porsche abastecer o Mobil 1 Supercup, para o circuito de competições de 2022. A montadora estima que o eFuel também possa ser utilizado pelos veículos ainda operantes no mercado.

Fábrica utilizará técnica inventado em 1925 para gerar combustível

Para a produção em larga escala do combustível ecológico, a fábrica da Porsche utilizará um processo batizado de Fischer-Tropsch, em que um processo de eletrólise separa água em oxigênio e hidrogênio. Feito isso, ela sintetiza os componentes com dióxido de carbono, gerando metanol sintético. Com o processo de refino, a estrutura transforma o composto em gasolina.

Empresas como Siemens, ExxonMobil, Enel e Gasco fazem parte do projeto. A montadora espera que o eFuel faça com que seus veículos se tornem neutros em emissão até 2030.

Via CNet

Imagem:

Leia mais:

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!

Gabriel D. Lourenço é redator(a) no Olhar Digital