Hoje em dia, muitos pais têm que lidar com uma nova tarefa no seu dia a dia: gerenciar o tempo em que os filhos usam dispositivos como celulares e tablets. Fazer os pequenos deixarem os gadgets de lado pode ser uma tarefa difícil até na hora de dormir.

A boa notícia é que o Google oferece um app que pode te ajudar a controlar tudo isso, estamos falando do Family Link. Confira conosco como usar o aplicativo para determinar: tempo diário de uso, horário de dormir, limites de tempo por aplicativo e até bloquear os dispositivos das crianças remotamente.

publicidade

Antes de começar, tenha em mente que para o app funcionar, é preciso adicionar a conta do Google das crianças ao Family Link. Para isso, basta tocar no sinal “+” na lateral superior direta na tela inicial do aplicativo e seguir as instruções do Google.

1. Abra o aplicativo Family Link no seu telefone e selecione o perfil do seu filho.

2. No card ‘Tempo de uso’, toque em ‘Configurar’.

Por aqui, como na captura de tela abaixo, você terá duas abas: limite diário e hora de dormir. Por padrão, o app limita o uso do dispositivo por 3 horas e a hora de dormir é definida de 21:00 às 7:00.

Você pode editar cada uma dessas opções conforme o desejado tocando em cada uma delas e depois em ‘Salvar’. Note que no fim de semana, por exemplo, o Google não define um limite e nem uma hora de dormir por padrão.

Ao voltar para a tela inicial do app, vão surgir dois novos cards: o ‘Limite diário’, que atualiza por quanto tempo o seu filho já usou o celular, e o ‘Hora de dormir’, que mostra o horário definido na tela anterior.

Como limitar o uso de aplicativos

1. Na tela inicial do aplicativo, toque em ‘Mais’ no card ‘Atividade em apps’.

2. Na aba ‘Limites’, avalie a lista de aplicativos e toque na ampulheta ao lado de cada um deles para definir um limite de uso diário.

Se a ideia é limitar o uso do Instagram, por exemplo, clique em ‘Definir Limite’, toque na opção desejada no menu e selecione ‘Definir’.

O recurso garantir que o seu filho não vai passar horas acessando a rede social. Imagem: Captura de tela

Leia mais:

Como bloquear ou desbloquear um dispositivo usando o Family Link

No Family Link, um dos cards diz o nome do dispositivo e oferece a opção ‘Bloquear agora’. Tocando nela, o gadget é imediatamente bloqueado até a hora de acordar do dia seguinte, apenas chamadas de emergência são permitidas.

Você também pode definir uma janela de tempo, como no exemplo abaixo, até que o dispositivo seja bloqueado. Para isso, toque na opção ‘Tempo extra’.

Nada mal, não? Já deu para perceber que o Family Link é uma plataforma repleta de recursos. Mesmo que defina limites mais rígidos, você pode ajustá-los com o passar do tempo da maneira que achar melhor.

Créditos da imagem principal: Fizkes/Shutterstock

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!