A BlackRocks Startups (BRS) firmou uma parceria com a ABStartups para criar o ‘Mapa das Startups Negras do Brasil‘. A iniciativa lançou o site www.blackrocks.com.br/estudo/ e visa conhecer a fundo os negócios da área de tecnologia liderados por negros no país.
Os interessados devem acessar o endereço acima até o dia 19 de setembro e preencher o formulário para participar. O estudo promete ajudar a fomentar um ecossistema de startups mais robusto além de trazer informações relevantes sobre cada empresa participante.
Maitê Lourenço, CEO da BRS, indica que depois de quase dez anos que o setor de startups existe no Brasil, não há dados suficientes sobre a maioria das empresas: “Deixa-se de ter ações efetivas por não termos informações suficientes sobre segmento, regiões, maturidade dos negócios e etc. Este mapeamento é inédito e queremos trazer mais uma vez a discussão sobre o potencial da população negra”.

Considerado o primeiro mapa de startups lideradas por pessoas negras no país, o projeto ainda terá como benefício principal aumentar a visibilidade dessas startups, o que pode atrair novos investimentos e parceiros, já que o estudo também servirá como base de pesquisa para especialistas de diversos setores.
Outra meta importante é: contribuir na criação de políticas públicas que fortaleçam esses empreendedores quando o assunto é a equidade racial no segmento de startups.
Via: Abc da comunicação
Leia mais:
- Com apoio do Google, startups brasileiras levantaram R$ 35 bi em investimentos
- Startup brasileira Kovi recebe aporte de US$ 100 milhões e mira ser um unicórnio
- NVIDIA Enterprise lança programa gratuito de aceleração de startups no Brasil
Google investe em startups brasileiras com fundadores ou líderes negros
O Google for Startups Brasil, um projeto de empreendedorismo focado em empresas de pequeno porte, também anunciou nesta quarta-feira (9) um novo investimento que vai contemplar uma lista de doze startups tupiniquins com líderes ou fundadores negros.
Segundo o Google, sete dessas empresas têm mulheres ocupando cargos de liderança.
Em nota, André Barrence, o diretor do Google for Startups na América Latina diz que é um “orgulho inenarrável” que essa nova leva de investimentos conte com “tamanha representatividade feminina no afroempreendedorismo”, ajudando a reforçar o comprometimento do Google “com a diversidade e a igualdade”.
Créditos da imagem principal: StratfordProductions/Shutterstock
Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!