A Samsung começou a permitir que usuários do Galaxy A52s 5G aumentem a quantidade de RAM do celular, sem a necessidade de abrir o aparelho ou levar na assistência técnica. A expansão, chamada pela empresa asiática de RAM Plus, acontece com ajuda da memória interna do aparelho, que passa a ser alocada para este uso e a novidade pode chegar em mais dispositivos.

Um dos smartphones intermediários mais recentes da Samsung é o Galaxy A52s 5G, com recursos generosos para este segmento, e que começou a permitir um desempenho ainda maior do celular com uma pequena modificação: RAM virtual. A ideia é simples: o espaço interno do aparelho é tão veloz, que pode ser utilizado como RAM para o sistema operacional.

publicidade

Leia também

Galaxy A52s 5G (Imagem: divulgação/Samsung)
Galaxy A52s 5G (Imagem: divulgação/Samsung)

A novidade é conhecida de quem utiliza computador em casa e já foi observada em outros aparelhos de marcas como Xiaomi e Oppo, pois alocar memória interna para RAM é um recurso nativo do próprio Android – o desenvolvedor só precisa aplicar essa ferramenta em sua interface. A Samsung criou um nome próprio para a ferramenta e permite a adição de 4 GB para o sistema utilizar em momentos de aperto.

RAM Plus chega com outras melhorias no Galaxy A52s 5G

O Ram Plus começou a ser disponibilizado após a instalação de uma atualização de firmware para a versão A528BXXU1AUH9, encontrada na Índia. O pacote também inclui o patch de segurança de agosto para o aparelho, junto de melhor estabilidade para o aplicativo responsável por controlar as câmeras do Galaxy A52s 5G. Assim como acontece em outros updates, pequenas correções de bugs e desempenho aprimorado estão na lista de novidades.

Por enquanto o Ram Plus foi encontrado apenas no Galaxy A52s 5G, smartphone que é vendido internacionalmente em opções com 6 GB e 8 GB de RAM, quantidade boa o suficiente para grande parte dos usuários. Eu acredito que seria mais interessante pensar em um intermediário mais simples, ou celular baratinho para começar a distribuir a ferramenta.

Via: SamMobile.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!