O WhatsApp começou a experimentar uma função que pode ser interessante para aqueles que não são muito fãs de mensagens de voz no aplicativo. Trata-se de um recurso de transcrição de áudio, mais ou menos como se dava no Allo, o finado mensageiro do Google.

De acordo com o site WABetaInfo, que costuma antecipar os recursos que são lançados pelo WhatsApp, a configuração seria opcional. Funcionaria assim: se o usuário optar pela transcrição de uma mensagem, um aviso aparecerá na tela pedindo permissão para a opção do reconhecimento de voz.

Ao aceitar, ele teria acesso ao recurso de transcrição, onde também poderia pular para um timestamp (marcação de data/hora) específico da conversa.

Segundo o site, quando uma mensagem for transcrita pela primeira vez, o texto ficará salvo no banco de dados do aplicativo. Portanto, posteriormente, o usuário não precisaria solicitar a decupagem pela segunda vez.

publicidade

Por enquanto, os testes deste recurso estão restritos ao iOS e não há informações se ele estará disponível para o Android no futuro. Porém, esta não é a única função que o app mais popular do mundo está testando.

Leia mais:

Busca por data e reação com emojis

Esta novidade está sendo testada desde o ano passado, mas agora parece que finalmente pode ser lançada. Trata-se da busca de mensagens por data, um recurso que já existe no Telegram e muitos fãs anseiam no WhatsApp.

Basicamente, você poderia encontrar uma mensagem antiga pela data ou hora do bate-papo e se livrar da busca por palavras, como atualmente funciona no aplicativo. O WABetaInfo divulgou uma captura de tela do iOS em que é possível ver a barra de rolagem para a escolha de datas na parte inferior.

Uma outra função interessante é a reação com emojis, algo que já está disponível no Twitter, por exemplo. Segundo o WABetaInfo, você poderia agora reagir a qualquer mensagem com um emoji disponível no aplicativo. Seria possível inclusive reagir a um texto várias vezes, com distintos emojis.

Por fim, o WhatsApp planeja também redesenhar os balões de bate-papo na versão do iOS. Na imagem divulgada pelo site, é possível analisar a mudança por completo: as molduras para mensagens agora em formato de balões de HQs, também com um maior número de cores. Vale lembrar que esta novidade provavelmente será lançada em breve, já que está disponível na mais recente versão 2.21.13.2 do WhatsApp beta para Android.

Crédito para imagem: On the Back of Camera/Shutterstock

Com informações de UOL e WABetaInfo

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!