Em alguns momentos do dia, a perturbação gerada pelos aplicativos de mensagem e as notificações constantes nas redes sociais não é algo nada agradável. A boa notícia é que tanto o WhatsApp como o Instagram oferecem algumas configurações que podem te ajudar.

Ambos permitem que o usuário ajuste algumas opções de privacidade conforme o seu gosto pessoal. Desse jeito, as suas atividades não ficam disponíveis para terceiros. Em resumo, é basicamente uma forma de ficar quase “invisível” nesses aplicativos.

publicidade

Confira agora no nosso guia abaixo como acessar e alterar essas configurações no WhatsApp e Instagram.

Como ficar “invisível” no WhatsApp

De início, o WhatsApp oferece algumas opções que ajudam a diminuir os seus rastros, e consequentemente a possibilidade de ser incomodado no mensageiro. Essas funções estão listadas na seção “Privacidade”.

publicidade

Para chegar até lá, toque nos três pontos verticais na lateral superior direita > ‘Configurações’ > ‘Conta’ > ‘Privacidade’.

Por aqui, é possível alterar opções como o ‘Visto por último’, que mostra aos contatos qual foi a última vez que você acessou o WhatsApp.

publicidade
Como ficar "invisível" no WhatsApp
Com a opção ‘Ninguém’ ativa, nenhum usuário saberá qual foi a última vez que você abriu o WhatsApp no seu telefone. Imagem: Captura de tela

Logo abaixo, em ‘Foto do perfil’, você pode limitar quem terá acesso a sua imagem de perfil. Se selecionar ‘Ninguém’, os outros usuários do mensageiro não conseguirão visualizar a sua foto.

Você também pode definir quem da sua lista de contatos poderá ver o seu status pessoal em ‘Status’. Dessa forma, os desconhecidos não poderão ver o que você publica nesta seção do WhatsApp.

publicidade
Como ficar "invisível" no WhatsApp

Já a opção ‘Confirmação de leitura’, quando desativada, desliga os sinais em azul. Sendo assim, quem envia mensagens para você não saberá quando ou se você visualizou um conteúdo recebido.

Como ficar “invisível” no Instagram

O Instagram também permite gerenciar as suas configurações de privacidade. Uma das medidas restritivas que você pode adotar na rede social é permitir que as suas fotos sejam visualizadas apenas pelos seguidores e também escolher quem pode ou não te seguir.

1. Para isso, acesse o seu perfil, toque nas três listras verticais na lateral superior direita > ‘Configurações’.

2. Em ‘Privacidade’, verifique se o primeiro item, ‘Conta privada’, está ligado ou desligado. Se deseja ter mais privacidade, leia as limitações da funcionalidade abaixo e veja se é uma boa pedida ativar o recurso.

Como ficar "invisível" no Instagram

Enquanto isso, em ‘Story’ (‘Configurações’ > ‘Privacidade’ > ‘Story’) também é possível alterar algumas definições nesse sentido, o que evita ser incomodado principalmente por estranhos.

Por aqui, você consegue definir, por exemplo, quem poderá responder às suas publicações, ou ocultar suas postagens de determinados usuários. Também há a opção de permitir ou não que os seguidores compartilhem o seu conteúdo e se deseja compartilhar os seus Stories no Facebook.

Como ficar "invisível" no Instagram

Por fim, no menu ‘Privacidade’, temos a opção ‘Status da Atividade’. Ao desabilitá-la, todos que você segue não vão conseguir ver se você está online no Instagram.

Como ficar "invisível" no Instagram

Pronto! Em alguns passos simples, você já está por dentro de como reforçar a privacidade nas duas plataformas do Facebook.

Aprenda também a visualizar stories anonimamente com o tutorial que preparamos!

Créditos da imagem principal: BigTunaOnline/Shutterstock

Leia mais:

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!