Pesquisadores da UERJ criam aparelho para identificar coronavírus no ar

Por Matheus Barros, editado por Lyncon Pradella 15/09/2021 11h42
máscara contra a Covid-19
Imagem: Tumisu (Pixabay)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Uma pesquisa feita pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) foi capaz de desenvolver um equipamento capaz de coletar amostras do coronavírus no ar. Denominado como CoronaTrap, o aparelho pode auxiliar nas estratégias de combate a disseminação da Covid-19.

O dispositivo foi criado para monitorar a qualidade microbiológica do ar coletado em diversos ambientes. E para coletar o coronavírus, o CoronaTrap possui uma câmera escura que propicia as condições ideias para sobrevivência do vírus.

Representação gráfica do SARS-CoV-2
Pesquisadores da Uerj criam aparelho para identificar coronavírus no ar. Imagem: Kateryna Kon/Shutterstock

De acordo com a pesquisa, anteriormente os dados coletados eram perdidos devido as condições tropicais de temperatura, umidade, radiação solar e níveis ultravioleta que degradavam as amostras coletadas.

Para chegar até o resultado final do aparelho, os pesquisadores criaram diversos protótipos, alguns deles prejudicavam a carga viral que era perdida antes de chegar ao laboratório. O antecessor chamado de CoronaTrack dependia de um portador individual em movimento, enquanto o atual aparelho possibilita monitorar uma área maior, coletando mais amostras ambientais.

Leia também!

“A maioria do que você vê sobre a contaminação aérea é baseada em modelos matemáticos. Me propus a ir para a parte prática”, relatou o líder da equipe do Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais (Laramg) do Departamento de Biofísica e Biometria da Uerj, Heitor Evangelista.

“Nós desviamos a atenção para o SARS-CoV-2 porque se descobriu logo no início da pandemia o potencial dele de contaminação pelo ar. Então montei uma equipe de voluntários do laboratório. A gente trabalhou nisso, testando, criando, desenvolvendo para investigar a dinâmica dele no ar”, disse o autor do estudo.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Matheus Barros
Redator(a)

Formado em Jornalismo pela FIAM FAAM, Matheus Barros iniciou seu trabalho em redação jornalística no portal da RedeTV! e hoje atua como repórter de Internet e Redes Sociais do Olhar Digital.

Lyncon Pradella
Ex-editor(a)

Lyncon Pradella é jornalista formado pela Universidade Nove de Julho. Foi estagiário da RedeTV! e repórter freelancer do UOL antes de se tornar Editor do Olhar Digital.