O Olhar Espacial desta sexta-feira (17), às 21h, entrevista José Luis Pereira, astrônomo amador brasileiro que realizou um feito histórico e inédito na última terça-feira (14): ele registrou, pela primeira vez no Brasil, o impacto de um asteroide com o planeta Júpiter.
José Luis Pereira é engenheiro civil aposentado e astrônomo amador de São Caetano do Sul, São Paulo. Desde 2018 ele faz monitoramento sistemático do gigante gasoso.

O programa também entrevistará Gilberto Dumont, especialista em Ensino de Astronomia, coautor do livro “Astronomia – Uma breve história” e autor do livro “O Mundo da Lua, que será lançado em outubro. Atualmente coordena a Comissão de Estudos Lunares da União Brasileira de Astronomia (UBA) e é diretor do Observatório de Astronomia de Patos de Minas.
Gilberto Dumont mostrará, ao vivo, imagens da Lua através do seu observatório.
Apresentado por Rafael Rigues, editor de Ciência e Espaço do Olhar Digital, e por Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia — APA; membro da SAB — Sociedade Astronômica Brasileira; diretor técnico da Bramon — Rede Brasileira de Observação de Meteoros — e coordenador regional (Nordeste) do Asteroid Day Brasil, o Olhar Espacial é transmitido ao vivo, todas às sextas-feiras, às 21h, pelos canais oficiais do veículo no YouTube, Facebook, Instagram, Twitter, LinkedIn e TikTok.
A divulgadora científica Ned Oliveira será a entrevistadora convidada nesta edição.
Confira as edições anteriores na playlist do Olhar Espacial no YouTube do Olhar Digital!
O Olhar Espacial conta com a participação dos espectadores, que podem mandar perguntas, sugestões e críticas pelas redes sociais do Olhar Digital.
Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!