Nesta quarta-feira (15), a Americanas anunciou a compra da Skoob, uma rede social voltada para leitores. O negócio, classificado como um novo movimento estratégico da empresa, foi fechado através da subsidiária IF Capital e o valor da aquisição não foi divulgado.

Em comunicado, a gigante do varejo destaca que a Skoob possui mais de 8 milhões de usuários (os skoobers). Juntos, eles somam mais de 45 milhões de reviews de livros na rede social: “Os reviews são importantes alavancas de vendas, aumentando em até 40% a conversão da categoria de livros”, diz a Americanas.

publicidade

Sobre a venda de livros pela internet no Brasil, a empresa aponta que o segmento funciona como porta de entrada para novos clientes: “Quem compra livro pela internet gasta mais que a média com e-commerce”, acrescenta.

Lançada em 2009, a plataforma digital Skoob permite que os leitores selecionem os livros que já leram e os que deseja ler, além de interagir com outros usuários do serviço.

publicidade

Leia mais:

Vale lembrar que em 2020, o Magazine Luiza também adotou uma estratégia semelhante adquirindo dois nomes relevantes no segmento literário: a Livraria Cultura a Estante Virtual. A aquisição da última, foi fechada pela quantia de R$ 31 milhões.

publicidade

Lançada em 2005, a Estante Virtual vendeu praticamente 20 milhões de livros até o ano de 2018, sendo 40% deles novos e 60% usados. A plataforma oferece como vantagem a oferta de livros com preços mais baixos que o varejo tradicional.

Via: Folha

publicidade

Créditos da imagem principal: Postmodern Studio/Shutterstock

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!