Lo Res, um dos carros mais bizarros já criados, pode ser seu num leilão

Criado para uma empresa de tênis, o United Nude Lo Res é definido mais como uma “escultura móvel” que um carro bizarro
Fábio Marton17/09/2021 15h51, atualizada em 17/09/2021 16h13
Carro conceito United Nude Lo Res car
Carro conceito United Nude Lo Res car (Petersen Museum/Divulgação)
Compartilhe esta matéria
Ícone Whatsapp Ícone Whatsapp Ícone X (Tweeter) Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Telegram Ícone Email

Parece um cristal numa loja de produtos esotéricos. Ou talvez um dos cruzadores imperiais de Star Wars. Mas é um veículo funcional, um conceito que costuma figurar em listas dos carros mais bizarros da história, e agora pode ser seu. O Lo Res, como é chamado, está sendo leiloado pelo Museu Petersen do Automóvel, em Los Angeles.

Escultura sobre rodas

O termo “carro”, não faz justiça ao Lo Res. É mais uma interpretação artística desconstrutiva do Lamborghini Countach, tentando reduzi-lo a uma forma geométrica.

Foi criado em 2016 pelo designer italiano Marcello Gandini, sob patrocínio da United Nude, uma empresa holandesa de calçados esportivos. “O carro Lo Res pode ser descrito por um experimento de design conceitual, não um carro convencional”, descreveu a United Nude então. “Sua aparência abstrata faz com que pareça uma escultura mágica móvel”.

Na prática, a escultura é feita sobre uma base de aço com uma carroceria de policarbonato, transparente por dentro, reflexiva por fora. Não há portas: a carroceria inteira se move para dar lugar para alguém entrar, aberta com um controle remoto.

O Lo Res tem um motor elétrico e sua velocidade é limitada a 50 km/h. Limitada por boas razões: não é nada seguro. Não há retrovisores e o interior, sem absolutamente qualquer conveniência tecnológica, está mais para um kart que Lamborghini. Tem um volante hexagonal em aço, dois bancos fixos e sem cintos de segurança, diante de uma barra de direção rígida, o que tornaria qualquer acidente catastrófico.

Não é um carro para uso prático, enfim. Jamais receberia emplacamento em seu estado natural.

O carro é bizarro, mas anda

O que não quer dizer que ninguém dirigiu. Para promover o leilão, o museu permitiu ao youtuber Doug DeMuro fazer um resenha do carro. Vale cada minuto:

Se você quer a mágica para você, pode se registrar para fazer lances através deste link no site do museu. Não há data nem lance mínimo informado. O valor arrecadado será dividido entre o próprio museu e também na ONG DriveH2, que patrocina a adoção de tecnologia a hidrogênio.

Leia mais:

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Redator(a)

Fábio Marton é redator(a) no Olhar Digital