A versão robótica do melhor amigo do homem já conseguiu seu primeiro trabalho diário. Não é exatamente o Spot, mas o seu modelo voltado para segurança, chamado de Factory Safety Service Robot.

Vale lembrar que, originalmente, o robô Spot foi criado pela Boston Dynamics, cuja empresa foi vendida para Hyundai em dezembro de 2020.

publicidade

Enquanto o Spot aproveitou a glória dançando com o grupo de K-pop BTS, parece que para Factory Safety Service Robot os dias à frente serão de bastante trabalho braçal. Ele irá monitorar as áreas industriais da fábrica da Kia na Coreia do Sul e ajudar a identificar problemas.

Entre suas expertises, estão identificar pessoal próximos a máquinas com alta temperatura, além de constatar risco de incêndio e enviar alarmes sobre perigos em potencial.

Para aguentar tamanha pressão e responsabilidade, é preciso ter nervos de aço. Mas, para esse eficiente robô, isso é apenas um detalhe, já que seu principal charme é sua tecnologia embutida: nova câmera térmica e sensores LiDar 3D.

Além disso, esse modelo do Spot ganhou a versão mais recente de uma inteligência artificial que ajuda a entender se as portas estão abertas ou fechadas.

Assim, o robô da Hyundai está pronto para ajudar nas patrulhas noturnas. Não que ele vá perseguir e morder intrusos, mas ele faz parte de um ambicioso programa-piloto da empresa para implantar outros cães robóticos na área de segurança.

Se ele for bem-sucedido nesta etapa, Spot poderá sonhar grande, como dar um novo rumo às fábricas da Hyundai. Porém, para isso, ele vai ter que mostrar que não é apenas mais um rostinho simpático.

Leia também:

Fonte: CNET

Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!