A Apple disponibilizou na segunda-feira (20) a versão mais recente do seu sistema operacional, o iOS 15. Muitas novidades chegaram com o novo software, as quais você pode conferir aqui, mas entre elas, as mudanças nas configurações das notificações do iPhone com o modo Foco é a que mais está chamando atenção.

O que é o Modo Foco?

O modo Foco é uma evolução do modo ‘Não Perturbe’, uma ferramenta que serve para gerenciar ligações, alertas e notificações, possibilitando silenciar todos, se necessário. O objetivo do recurso é diminuir as distrações que o celular pode trazer, com alertas das redes sociais e ligações em horários inconvenientes, por exemplo.

Leia mais!

Agora, com o update, o usuário poderá criar perfis diferentes na ferramenta, bloqueando notificações de determinados aplicativos e pausando recursos específicos. Alguns aplicativos ainda vão mostrar aos contatos que o usuário está com esse modo ativado.

publicidade

O iOS 15 funciona em todos os iPhones?

O iOS 15 está disponível apenas para iPhones a partir da geração 6, incluindo a versão Plus e SE. Aqueles lançados a partir de 2018, como o XR, por exemplo, terão ainda mais funções habilitadas, já que se trata dos aparelhos mais recentes e tecnológicos da marca da maçã.

Como usar o modo Foco no iPhone?

1. Vá até “Ajustes” e clique na opção “Foco”;

2. O app já te oferece algumas sugestões favoritas para usar o modo, como configurações do ‘Não Perturbe’ ou ‘Trabalho’. No entanto, ao clicar no “+” você pode adicionar perfis específicos com temas ao qual você deseja se concentrar, como “Exercícios”.

Para nosso teste, escolhemos “Trabalho”, para adicionar configurações dentro de um determinado período que nos permita não ter distrações durante o trabalho;

3. Em seguida, toque em “Seguinte” na apresentação do recurso e, como primeira configuração, clique em “Adicionar” para escolher quais contatos podem enviar notificações quando o modo Foco estiver ativado;

4. Na opção “Ligações de” defina os contatos que poderão te ligar quando o recurso estiver ativo. Caso não queira receber nenhuma ligação, selecione a opção “Ninguém” e toque em “OK”.

Na chave seletora “Permitir ligações repetidas” você também pode escolher se autoriza que um contato te ligue mais de uma vez – no caso de você não atender na primeira;

5. Ao final das definições, clique em “Permitir” para avançar para as próximas configurações;

6. Em “Apps que podem Enviar Notificações” o intuito e procedimento do passo a passo para “Pessoas que podem Enviar Notificações” é o mesmo, só que agora referente aos aplicativos.

Então, em “App Permitidos” clique em “Adicionar” e escolha os apps que poderão enviar notificações. Depois toque em “Ok” e “Permitir”;

7. Ao configurar todas as definições, finalize o processo clicando em “Ok”;

Como ativar o modo Foco?

Você tem dois caminhos para ativar o modo Foco:

Pela Central de Comando:

1. Na Central de Comando do iPhone – aquela tela que surge quando arrastamos o dedo de baixo para cima – clique na opção “Foco”, que com a atualização agora estará disponível também por este caminho. Depois, clique no perfil que você criou – neste caso, “Trabalho”. Prontinho, o modo Foco para Trabalho estará ativado.

Pelo app Foco:

1. Entre no perfil e ative a chave seletora do modo, neste caso, “Trabalho”. Neste campo, você também encontra as opções para permitir que outros usuários saibam que você esta no modo Foco. Basta ativar o “Estado de Foco”.

Também é possível ocultar os avisos de notificações – aqueles balõezinhos em cima dos apps – clicando em “Tela de início” e ativado a chave “Ocultar Avisos de Notificação”;

2. Você também pode agendar a ativação do Foco. Clique em “Adicionar Agendamento ou Automação” e defina horário, localização ou aplicativo para o recurso começar a funcionar sozinho.

Já assistiu aos nossos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!